Estudante da rede estadual embarca para participar do Parlamento Juvenil do Mercosul no Uruguai

O estudante Admilson dos Santos Boaventura, 18, 2º ano, do Colégio Estadual Castro Alves, em Adustina (a 356 Km de Salvador), no Nordeste do Estado, embarca, nesta quinta-feira (5) para Montevideo, no Uruguai, onde representará a Bahia, para dar continuidade ao segundo ano de mandato no Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM), que acontece de 6 a 9 de outubro. Na semana passada, o estudante esteve em Brasília onde tomou posse no Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). Nas duas instâncias, ele foi eleito por um projeto de gestão democrática na escola.

“Esta tem sido uma experiência fantástica, porque vem ampliando minha visão e engajamento sobre a política brasileira, além de proporcionar uma oportunidade de conhecermos pessoas com outras ideias e culturas em um país continental”, afirmou Admison, que saiu da Bahia ontem, foi para Aracaju, fez conexão em Brasília e de Guarulhos, em São Paulo, embarcará, com outros estudantes de outros estados brasileiros, rumo ao Uruguai.

O estudante, que é filho de agricultora familiar e morador da zona rural, conta que em sua primeira vez no PJB conheceu o processo de votação dos projetos de leis e a rotina parlamentar na Câmara dos Deputados. “Todos os participantes tiveram seus projetos votados nas sessões parlamentares e tive o prazer de ter o meu projeto de gestão democrática e participação estudantil aprovado. Apesar de ser uma simulação, ele fica à disposição para a utilização, caso acha interesse, de algum deputado”, disse.

Admilson ainda falou sobre a troca de experiências com os colegas. “Tivemos muitos debates e discussões sobre os projetos que foram apresentados e isso nos dá uma nova visão sobre diversos temas. Acabei fazendo amigos e mantemos contatos para trocar ideias. Espero manter essa mesma vibração no Uruguai porque posso ampliar, ainda mais, essa expectativa de adquirir conhecimento”, salienta.

O aluno ainda destaca que a diferença entre as experiências do PJB e PJM está na esfera de atuação. “No Parlamento Brasileiro trabalhamos com o Legislativo e no Parlamento Mercosul com o Executivo, sendo este último direcionado apenas para a Educação. E isso acaba ampliando minha visão sobre esses dois poderes”, explica. Ele também fala sobre suas aspirações futuras. Todas essas ações me deram uma outra perspectiva de conhecimento e engajamento político. Então, com estas experiências no currículo, vou buscar o meu sonho que é uma bolsa no exterior para cursar Psicologia”, destacou.