Estudante da rede estadual em Jaguarari lança livro de poesia

Palavras-chave:

A estudante Maria Rita dos Reis, do município de Jaguarari, guarda consigo a sensação de sonho realizado. Aluna concluinte do ensino médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Colégio Estadual Walter Brandão, ela fala com orgulho do seu livro de poesia Retrato de mim, detalhes de nós, lançado, recentemente, com textos guardados desde a infância pela autora, que hoje tem 48 anos. Os temas dos escritos são diversos: problemas sociais, amor, natureza, além de textos ligados a disciplinas, como matemática.


“Ver este livro editado foi uma realização muito grande. É um sonho que achava que não seria realizado. Aqui, na cidade, muita gente passa por mim e diz que leu o meu livro. É muito bom saber que as pessoas estão gostando desta forma do meu trabalho. É um reconhecimento muito especial”, disse Maria Rita, que ficou em 1º lugar, neste ano, no seu colégio no Projeto Tempos de Arte Literária, realizado pela Secretaria da Educação do Estado.


A estudante conta que teve uma infância difícil em sua cidade natal, Serrolândia, mas sempre teve uma atenção especial para as letras. “Passei por momentos muito complicados. Mas, desde 9 anos, eu comecei a escrever e nunca mais parei. Guardei alguns textos desta época. Já outros, acabei jogando fora. Mas sempre gostei de ler e ouvir histórias que os mais antigos contavam”, relembra.


De acordo com Maria Rita, a paixão pela poesia é tão grande que ela trabalha com os textos diariamente, de várias maneiras. “Às vezes, quando estou no ônibus, levanto e recito um poema, um cordel. Meu marido me diz que eu fico passando vergonha na frente dos outros. Mas eu não ligo, não. Não fico tímida e gosto de divulgar os textos”.


Quando terminar o ensino médio, no final deste ano, Maria Rita, que trabalha vendendo doces e salgados por encomenda, pensa em cursar uma faculdade de pedagogia ou arte. “Este, também, é um sonho. Aqui, nesta cidade, não tem muitas possibilidades de faculdade. Mas vou pensar de que forma vou continuar estes estudos. O que sei é que não vou parar de escrever, continuo fazendo isto sempre”, finaliza a estudante e poetisa.

Notícias Relacionadas