Estudante da rede estadual é primeira colocada em programa de capacitação

“Estou maravilhada. Essa oportunidade mudou minha realidade, ficou mais fácil entrar no mercado de trabalho”. A declaração entusiasmada é da estudante Rafaela Cristina dos Santos, do Colégio Estadual Professora Nadir Araújo Copque, localizado em Arembepe, no município de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Ela foi a primeira colocada entre os 100 estudantes selecionados para o Programa de Educação para Jovens da montadora Ford. A iniciativa contemplou 100 jovens da rede pública estadual de ensino. O lançamento do programa ocorreu no último dia 20, com a presença do governador Rui Costa.

Inspirado no programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação e desenvolvido em parceria com instituições como o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o projeto capacitar jovens de 17 a 21 anos, para facilitar o acesso ao mundo do trabalho. Foram beneficiados os estudantes com melhor desempenho escolar nas disciplinas de Português e Matemática.

Rafaela Cristina cursa o 3º ano do ensino médio e é apaixonada pela disciplina de História. A jovem dedica seis horas por dia aos estudos. “Gosto muito de ler e de atividades extracurriculares. Sempre que tenho um tempo livre, pego algo para ler, principalmente os meus livros didáticos. Quero sempre saber mais. Ficar bem informada e aprimorar meus conhecimentos”.

Em relação à oportunidade de fazer parte do programa e, consequentemente, poder trabalhar numa empresa multinacional, Rafaela está confiante. “Estou me dedicando bastante ao curso. O esforço só depende de você. A escola é um incentivo. Se você quer ser um ser humano melhor, tem que buscar. Se a gente corre atrás, a escola compensa e consequentemente a vida. Como agora fui recompensada”, comemora.

Etapas
O programa será constituído de três fases. Na primeira fase, as aulas serão realizadas na Casa do Trabalhador, com foco no comportamento no ambiente de trabalho. São aulas de Comunicação Escrita, Matemática e Lógica, Inglês Básico, Informática, Segurança e Proteção da Saúde no Ambiente de Trabalho, Gerenciamento do Tempo, Ética, Relacionamento Interpessoal, Formação Social, entre outros temas.

A segunda etapa começa no início de 2016, com os cursos de Auxiliar de Eletricista, Auxiliar de Mecânico de Automóveis, Auxiliar de Mecânico de Máquinas Industriais e Auxiliar Administrativo. Na terceira etapa, 30 dos 100 estudantes serão selecionados para participar do Programa Jovem Aprendiz da Ford e terão experiência de trabalhar na fábrica.

Notícias Relacionadas