Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: estudantes › Notícia › Estudante cria jogo digital sobre o Coronavírus
Estudante cria jogo digital sobre o Coronavírus
Publicado em qui, 25/06/2020 - 18:05 por Ascom/SEC
Palavras-chave:
Trata-se de um jogo de perguntas e respostas, dividido em três fases e, a cada pergunta respondida corretamente, o jogador vai fortalecendo seu sistema imunológico contra a COVID-19. Quando ele erra, recebe avisos de que corre risco de ser contaminado.
>> Clique aqui para acessar o jogo
>> Clique aqui para acessar o jogo
O estudante Anderson Conceição, 17, 3º ano do Colégio Estadual da Bahia, falou sobre o objetivo e a importância do jogo que idealizou. “Quando o Coronavírus chegou à Bahia, aumentou a necessidade de desenvolver uma ferramenta lúdica e pedagógica para que os estudantes, familiares e a sociedade em geral adquirissem conhecimento sobre o assunto e, assim, pudessem adotar todas as medidas preventivas necessárias. Eu me sinto muito agradecido por ter desenvolvido o meu segundo projeto no CJCC com a orientação da professora Aidil, que mesmo à distância, por causa do isolamento social, me orientou da melhor forma possível”, revela
A professora do Núcleo de Ciências da Natureza do CJCC Salvador e orientadora da oficina Biotec, Aidil Garcez, conta que ao terem sido surpreendidos no início do ano letivo com a pandemia do Coronavírus no Brasil, ela e seus alunos começaram a dialogar sobre o tema. “Fizemos uma ação informativa no CJCC, ainda presencial, e, logo após essa atividade, Anderson teve a ideia de construir um jogo digital com esta temática. Então, começamos a discutir como seria a estrutura do jogo, mas, em seguida, veio a suspensão das aulas e, com ela, o desafio de desenvolver o projeto remotamente. Por mais que as novas tecnologias estejam inseridas nas nossas práticas pedagógicas, nunca tinha orientado um projeto à distância. Mas a ideia era boa que não queríamos abandoná-la. Para desenvolvermos o jogo, a tecnologia foi imprescindível para o processo de construção e orientação”, contou a educadora.
Sobre o CJCC
Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) são uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado da Bahia para promover a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes. As atividades são feitas de forma lúdica em ambientes interativos. O CJCC conta com nove unidades no Estado: Salvador, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista, Barreiras, Feira de Santana, Irecê, Itabuna, Jequié e Serrinha. O objetivo das unidades é cumprir um papel de extensão em relação à educação formal e ampliar o acesso de estudantes baianos às temáticas culturais e científicas modernas.
Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) são uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado da Bahia para promover a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes. As atividades são feitas de forma lúdica em ambientes interativos. O CJCC conta com nove unidades no Estado: Salvador, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista, Barreiras, Feira de Santana, Irecê, Itabuna, Jequié e Serrinha. O objetivo das unidades é cumprir um papel de extensão em relação à educação formal e ampliar o acesso de estudantes baianos às temáticas culturais e científicas modernas.
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga resultado dos projetos científicos que participarão da etapa estadual do Encontro Estudantil
-
Seleção Interna de Educadores – Convocação de candidatos para a entrevista técnico-pedagógica
-
Estudantes do bairro do Arenoso celebram a cultura e a beleza do povo negro
-
Estudantes internos do Conjunto Penal Lafayete Coutinho realizam 1º Festival de Música e Poesia
-
Seminário apresenta boas práticas de promoção da saúde mental e emocional nas escolas
-
SEC divulga lista dos selecionados para os programas Deputado Jovem Baiano e Estágio Legislativo
-
Uneb firma parceria com Campanha Natal sem Fome e inaugura postos de arrecadação em 27 cidades baianas