Estado forma 246 novos técnicos de nível médio em Ilhéus e Feira de Santana

Palavras-chave:
Os Centros Estaduais de Educação Profissional (CEEP) do Chocolate Nelson Schaun, em Ilhéus, e de Saúde do Centro Baiano, em Feira de Santana, realizaram a formatura de 246 novos técnicos de nível médio. A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), busca a qualificação e inserção cidadã dos jovens no mundo do trabalho. 
 
O diretor do CEEP de Ilhéus, Julierme Barros, onde formaram novos 148 estudantes dos cursos técnicos de nível médio de Eletromecânica, Agroindústria, Análises Clinicas, Teatro e Logística, falou sobre a importância da Educação Profissional e Tecnológica na Educação baiana. “Os cursos técnicos oferecidos pelos CEEPs proporcionam não só a entrada no mercado de trabalho, através de um emprego com carteira assinada, como ajudam a quem tem aptidão a se tornar um microempreendedor. A expectativa dos nossos recém-formados de conquistar um lugar no mundo do trabalho, pois agora são profissionais qualificados, muitos com experiência comprovada. Agora é correr atrás do seu espaço e realizar seu sonho”.
 
O agora técnico em Análises Clínicas pelo CEEP de Feira de Santana, Erick Tito, 18, reforça a importância da Educação Profissional para o mercado de trabalho e a sociedade em geral. “Além de capacitar a juventude e outros grupos de idade nos diversos patamares de atuação profissional, a formação técnica contribui bastante no desenvolvimento econômico e social do nosso munícipio, Estado e país. Além disso, os cursos técnicos aceleram a entrada do aluno no mercado de trabalho e tem o diferencial de prepará-lo para lidar com uma sociedade desenvolvida”. A turma dos 98 novos formandos se dividiram nos cursos de Administração, Nutrição e Dietética, Enfermagem e Saúde Bucal, além de Análises Clínicas.
 
Cursos –  Em 2021, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) ofertou 115.656 matrículas de cursos técnicos na rede de ensino. Isto inclui 8.750 novas vagas de cursos técnicos de nível médio - Prosub (para quem já concluiu o Ensino Médio), em 38 cursos, destinados a 77 unidades escolares, em 25 Territórios de Identidade. Somando todas as ofertas da Educação Profissional e Tecnológica, a rede estadual chegou a 234.111 mil matrículas, nos 27 Territórios de Identidade, nos 417 municípios.

Notícias Relacionadas