Estado cria mais seis Centros Noturnos de Educação

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia criou mais seis Centros Noturnos de Educação (Ceneb). Os centros são uma alternativa para ofertar a educação básica a estudantes trabalhadores do ensino médio, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação Profissional. Com o respaldo da adesão ao Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, além das unidades que já funcionam em Feira de Santana, Senhor do Bonfim e Vitória da Conquista, o Estado contará, também, com os novos Centros em Salvador, Itamaraju, Conceição do Coité, Jacobina, Campo Formoso e Cachoeira.

Criado para atender os estudantes que não podem frequentar a escola no turno diurno, os Centros Noturnos visam melhorar a qualidade do ensino noturno e, ao mesmo tempo, oportunizar a esses alunos trabalhadores a continuidade dos estudos com uma nova concepção de escola que motive a permanência de estudantes e professores em sala de aula.

“Historicamente, a educação noturna vem passando por várias reflexões no cenário nacional, principalmente, no que diz respeito ao processo de evasão, permanência e sucesso desses jovens e adultos trabalhadores, o que implica a efetiva proposição de ações que qualifiquem o trabalho pedagógico nesse turno de estudo”, declarou a coordenadora da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria da Educação, Rita de Cássia Oliveira, sobre a importância da implantação dos Centros Noturnos.

Para Audacy Batista Requião, diretora da Diretoria Regional de Educação de Jacobina (Direc 26) a implantação do Centro Noturno representa um avanço para a educação no município. “O Centro oportuniza aos estudantes trabalhadores a permanência na escola e a continuidade de seus estudos, e, aos nossos professores, dá a chance de desenvolver um trabalho diferenciado”, acredita.

As novas unidades começam a funcionar no dia 10 de março, seguindo o calendário letivo oficial, instituído pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia.  O Colégio Estadual Teixeira de Freitas, na Mouraria, abrigará o primeiro Centro Noturno de Educação da capital.

Proposta Pedagógica – A proposta pedagógica dos Centros é pautada em três dimensões, mundo do trabalho, ciência e tecnologia, e arte e cultura, que dialogam com os diversos componentes curriculares da educação básica. Para consolidar essa proposta, os profissionais dos Centros participam de formação continuada no intuito de promover a reflexão sobre as práticas pedagógicas, bem como elaboração de dispositivos pedagógicos que proporcionem aprendizagens significativas aos estudantes.