Espetáculo Romeu e Julieta encanta estudantes da rede estadual de ensino

 

O dramaturgo inglês William Shakespeare (1564 – 1616) encanta o mundo há séculos com suas obras. Nesta sexta-feira (26/09), não foi diferente, quando a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) apresentou o espetáculo Romeu e Julieta para uma plateia de 1.554 jovens e adolescentes de escolas da rede estadual, grupos de dança, ONGs e outras instituições. Em 17 ônibus, disponibilizados pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, estudantes de 20 escolas da rede estadual puderam comparecer e conhecer de perto o trabalho que está em cartaz no Teatro Castro Alves, no Campo Grande, em Salvador, com sessões abertas ao público desta sexta-feira (26/9) até domingo (28/9).

Para os organizadores, esse foi o maior público atingido com esta ação. A diretora da Companhia, Inês Bogéa, falou sobre a iniciativa. “Desde 2008, quando fundamos a companhia, já tínhamos a ideia de realizar ações educativas para formação de plateia,” explica. Além do espetáculo, é distribuído material didático para os participantes. “Entregamos um material enxuto, fácil de entender, que descreve a concepção da peça e, também, um caderno de atividades no qual os alunos podem aprender muito sobre o mundo das artes”, destaca a diretora.
 

Com grande produção, o espetáculo conta com a participação do figurinista e cenógrafo Jérôme Kaplan, iluminação de Udo Haberland, dramaturgia de Nadja Kadel e coreografia do italiano Giovanni Di Palma.  O estudante Carlos Silva, do Colégio Estadual Doutor João Pedro dos Santos, em Cosme de Farias, fala da experiência de assistir pela primeira vez a um espetáculo de dança. “Nunca pensei em estar presente em uma apresentação dessa. Valeu a pena conhecer, e com certeza não perderia outro”, disse.

Também muito animada, a estudante Clarisse Souza, da Escola Professora Candolina - Classe VII, em Pau Miúdo, destacou a importância do evento. “É uma forma de inspiração. Sei que é muito trabalho para chegar até esse nível. Mas as coreografias são muito legais”. Ela ainda fala das oportunidades que dispõe na escola. “Temos os projetos de arte que sempre estou participando, e motivo meus colegas a participarem”, disse.

 

Notícias Relacionadas