Escolas estaduais se mobilizam na luta contra o Aedes aegypti no interior

Palavras-chave:
Foto: divulgação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti na rede estadual de ensino está mobilizando cada vez mais a comunidade escolar e população através de ações de prevenção e combate ao mosquito transmissor das doenças zika, dengue e chikungunya. Atividades como palestras, caminhadas, passeio ciclístico, pesquisas de campo e distribuição de materiais informativos estão sendo realizadas também no interior, em cidades como Arataca, Mulungu do Morro, Macarani e Acajutiba, com o objetivo de alertar e conscientizar os moradores locais.

O Colégio Estadual Bráulio Xavier, localizado no município de Arataca está promovendo a ‘Semana de Combate ao Aedes aegypti’. A ação, iniciada no dia 29 de fevereiro e que envolveu, ao longo da semana, atividades como palestras sobre a temática com professores do colégio e enfermeiras convidadas, mutirão de limpeza no entorno da escola e roda de conversa, encerra-se nesta sexta-feira (4), com uma caminhada pelas ruas da cidade com a participação de professores, estudantes e funcionários em integração com os moradores.

De acordo com a professora de Biologia, Laís Rosário, o objetivo principal é a conscientização dos alunos e da população. “Estamos auxiliando os estudantes na promoção da cidadania, tornando-os multiplicadores do conhecimento obtido nas atividades realizadas”, explica a educadora. Ela também reforça que “é uma forma que a escola encontrou para prestar serviço à sociedade”.

O presidente do Grêmio Estudantil do colégio e líder de classe, Henrique Almeida, 17 anos, do 3° ano do ensino médio, conta que esta semana foi muito enriquecedora. “Tiramos dúvidas sobre prevenção e sintomas das doenças e, agora, estou mobilizando os colegas a repassarem este conhecimento para seus amigos, vizinhos e familiares, porque é algo que estamos vivenciando e que deve ser combatido, por isso estou engajado nesta causa como estudante e cidadão”, afirma.

Em Macarani, os estudantes do Colégio Normal São Pedro também participaram de palestras e caminhada de conscientização. “Goste muito das ações porque nossa professora de Biologia explicou sobre o desenvolvimento do mosquito e de como se prevenir contra as doenças. Além disso, foi muito importante sair pelas ruas da cidade alertando as pessoas sobre os riscos de deixar água parada acumulada e passar um pouco do que aprendemos”, diz a estudante Lara Stéfany Brito, 16 anos, do 3° ano do ensino médio.

No município de Mulungu do Morro, o Colégio Estadual Mulungu do Morro realizou o ‘Dia D contra o mosquito Aedes aegypti’, que também foi marcado por caminhada com distribuição de panfletos, palestras com enfermeiros da Vigilância Epidemiológica do município e exibição de vídeos sobre o assunto. “Achei muito interessante nosso envolvimento com a comunidade porque toda a sociedade precisa saber sobre os riscos deste mosquito que pode trazer conseqüências graves em decorrência das doenças. Foi muito proveitoso fazer a nossa parte ao conscientizarmos crianças, jovens e adultos”, destaca o estudante Manoel Antônio Mergulhão, 15 anos, do 2° ano do ensino médio.

Passeio ciclístico
As ações de mobilização no interior do estado não param por aí. A comunidade escolar do Colégio Estadual Antônio da Costa Brito, no município de Acajutiba realiza, na manhã desta sexta-feira (4), um passeio ciclístico pelas principais ruas da cidade, seguida de apresentações teatrais sobre o tema. Já no período da tarde, às 15h, os alunos das turmas do 2° e 3º ano do ensino médio, acompanhados de professores e agentes de saúde, ministrarão palestras sobre prevenção e combate em escolas municipais localizadas em comunidades como Bedo Ferreira, Saco do Rocha, Pajeú e outras.

“Eu como líder de turma tenho o compromisso de estimular os meus colegas e pessoas da comunidade a promoverem a difusão das informações recebidas para que todos se conscientizem”, destaca o líder de classe Deivson Nascimento, 17 anos, que cursa o 3° ano do ensino médio.

Notícias Relacionadas