Escolas estaduais representam a Bahia nos Jogos da Juventude

Foto: Ascom/Sudesb

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Chegou ao fim mais uma edição dos Jogos Escolares da Juventude para estudantes atletas de 15 a 17 anos. A competição nacional, que iniciou no último dia 09 de novembro, com as disputas das modalidades individuais, foi encerrada neste sábado, dia 19, com as disputas das modalidades coletivas. Ao todo, a Bahia ganhou 10 medalhas, todas conquistadas nas disputas individuais: três de ouro, duas de prata e cinco de bronze.

Nas duas etapas (individuais e coletivos), veio à capital paraibana uma delegação formada por cerca de 200 pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes que viajaram para João Pessoa com passagens aéreas cedidas pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, em voos charters contratado pela autarquia estadual de esporte.
 
Nos coletivos, a Bahia foi representada da seguinte forma: no handebol, as equipes masculina e feminina são, respectivamente, dos Colégios Militar de Feira de Santana e Estadual Dulce Almeida, do município de Itagibá. O futsal, masculino e feminino; basquete e vôlei feminino, todos representados pelo Colégio Integral. Basquete e vôlei masculinos representados pelo Colégio Salesiano e Módulo, respectivamente.
 
Além de medalhas e perspectivas profissionais, participar de uma competição é importante para os futuros atletas, principalmente pela troca de experiências com outras equipes. A etapa nacional dos Jogos aproxima jovens de todos os cantos do país. Além de experiências inéditas para alguns, como viajar de avião, se hospedar em hotel e a dividir quartos com pessoas que não são da família.
 
O chefe da delegação da Bahia – na etapa coletiva –, Álvaro Oliveira Filho, entende que as conquistas vão além das medalhas. “Sabíamos das dificuldades nesta faixa-etária de 15 a 17 anos, sobretudo pela falta de competições de modo regular em Salvador. Tenho certeza que os atletas enriqueceram muito seus conhecimentos e o relacionamento com o esporte praticado em um nível mais elevado. Seguramente essa experiência eles jamais esquecerão”, disse o dirigente.
 
Para o ano que vem, a Sudesb pretende buscar, em parceria com a Secretaria da Educação da Bahia (SEC), viabilizar a participação de um maior número de escolas públicas no estado, na seletiva escolar local, a fim de fortalecer o nível técnico nas modalidades esportivas.
 
Jogos – Consolidado como o maior celeiro de atletas olímpicos do Brasil, os Jogos Escolares ultrapassam os limites das quadras, pistas, tatames e piscinas, levando cultura, educação e, sobretudo, cidadania a mais de 4 mil jovens de todo país. O evento - realizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) – aconteceu de 09 a 19 de setembro, nas modalidades de atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez.
 
Os Jogos Escolares da Juventude têm organização do Comitê Olímpico do Brasil (COB), em parceria com Ministério do Esporte e Organizações Globo, recebendo também apoio do Governo da Paraíba e da Prefeitura Municipal de João Pessoa.
 
Fonte: Ascom/ Sudesb

Notícias Relacionadas