Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: estudantes › Notícia › Escolas da rede estadual desenvolvem projetos para uso consciente da água
Escolas da rede estadual desenvolvem projetos para uso consciente da água
Publicado em qua, 18/03/2015 - 16:09 por ASCOM / SEC
Palavras-chave:
Na semana que marca o Dia Internacional da Água, celebrado no próximo domingo (22/3), estudantes da rede estadual de ensino apresentam experiências desenvolvidas nas escolas que refletem atitudes sustentáveis de cuidado com a água. É o caso da aluna Edna Moutinho, 17 anos, 4º ano do curso técnico em Biocombustível do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira, em Ilhéus. Com colegas, ela desenvolveu um protótipo para captar água da chuva.
O trabalho consiste na captação por meio de materiais naturais e recicláveis. “A água deságua no telhado, passa por uma bica de bambu, onde se dá o processo de filtragem por meio de areia, telas e pedras. Depois, é jogada nos reservatórios que, no caso, são as garrafas PET”, explica Edna Moutinho. A estudante lembra que a água de chuva não é potável devido a contaminantes do ar e, portanto, não serve para consumo humano. “Pode ser usada para serviços como lavar o quintal, a roupa e o carro”, esclarece.
Fotos: Claudinor Jr. Ascom/Educação
De acordo com a estudante, a ideia surgiu da consciência de que, sendo a água um recurso finito, não deve ser desperdiçada. “Desejo aplicar o projeto na casa da minha avó Luzia, no distrito de Rio do Engenho, porque foi lá que vivi a minha infância e sei que será uma forma de conscientizar a comunidade local sobre a importância da reutilização da água”, justifica.
Uso e Reúso – Outro ecoprojeto que se destaca na rede estadual é o Uso e Reúso Racional da Água, do Centro Estadual de Educação Profissional Anísio Teixeira (Ceep), no bairro da Caixa D´Água, em Salvador. O projeto consistiu, inicialmente, no domínio do conhecimento sobre os impactos ambientais provocados pelo desperdício de água. Depois, foi realizada uma campanha para o uso correto da água e energia elétrica.
A fase atual tem sido o monitoramento dos hidrômetros no Ceep e o controle dos gastos de água e energia na escola por meio de um programa virtual, oferecido pela Escola Politécnica da Ufba, parceira do projeto, que visa à redução do consumo de água e luz, através da rede Teclim (Tecnologias Limpas). O trabalho nasceu no ano passado. “O uso incorreto da água gera impactos na natureza, causados pelo desperdício. Pequenas ações podem diminuir o consumo e, de forma positiva, promover um uso melhor da água e da energia”, constata o professor Sílvio Ribeiro, responsável pela coordenação do trabalho.
“O projeto conta com a nossa participação ativa e tem a proposta de informar e envolver a comunidade escolar. Por meio desse trabalho, fomos a campo para realizar as visitas técnicas, o que complementa o nosso aprendizado. Estamos dando um passo importante para a nossa iniciação científica”, considera a estudante-monitora Maressa Marcele, 17 anos, 4º ano do Curso de Meio Ambiente, que trabalha juntamente com os colegas Flávio Reis, 15 anos, e Ian Santana, 16 anos, ambos do 2º ano do curso.
“Estou gostando muito de participar dos projetos do Ceep Anísio Teixeira, como o aquecedor de água via energia solar e o sistema de irrigação com a água do ar-condicionado. Com eles, aprendi a valorizar mais os nossos recursos naturais”, disse Ian Santana. O colega Flávio Reis acredita que, ao promover uma maior divulgação dos impactos ambientais provocados pelo descarte inadequado de água e o desperdício de energia elétrica nos ambientes, está se propondo uma forma de ação proativa. “Estou gostando das nossas experiências científicas e já penso em prestar vestibular para engenharia ambiental”, diz.
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga lista preliminar das escolas destaques no Prêmio Gestão da Aprendizagem
-
Colégio Barros Barreto recebe a 7ª edição do Novembro das Artes Negras, até sexta (dia 22)
-
Especialistas participam de debate na SEC sobre práticas pedagógicas em Educação étnico-racial
-
Estudantes da rede estadual se destacam no Concurso Jovem Jornalista 2024
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
Estudantes da rede estadual participam de experiência imersiva para estudar o aparelho digestivo