Escola promove concurso literário e incentiva produção literária

Foto: Acervo Pessoal

Com o objetivo de valorizar a produção literária dos estudantes, o Colégio Estadual Deputado José Rocha, no município de Matina (722 Km de Salvador), está promovendo o Concurso Literário. A ação faz parte do Movimento Literário Estudantil (Movilitera 2016) e visa divulgar, com a publicação de um livro, as poesias e contos literários dos estudantes.

A coordenadora do projeto e professora de Língua Portuguesa, Janildes Almeida, explica que o projeto incentiva os estudantes a produzirem textos. “Apesar de realizarmos os projetos estruturantes da Secretaria da Educação, como o projeto Tempos de Arte Literária (TAL), percebemos que muitos bons textos ficam de fora. Isso muitas vezes, devido ao aluno não querer apresentá-lo. Com esse concurso, ele pode inscrever sua produção até 15 de agosto na escola, para tê-lo publicado no livro”.

Para a inscrição, o aluno basta se dirigir à secretaria da unidade, adquirir o regulamento e até a data informada, inscrever o seu texto. “A ideia é imprimirmos no mínimo 200 exemplares que serão distribuídos na própria escola. Esperamos que, com essa ação, os alunos se sintam prestigiados e motivados a continuar a produzir material literário”, destaca o diretor da unidade, Gilvane Caldas. Os livros serão distribuídos entre a biblioteca da unidade, escolas de ensino fundamental da cidade e o Núcleo Regional de Educação de Bom Jesus da Lapa (NRE 02).

Foto: Acervo Pessoal
Participante da última seletiva do TAL na escola, a estudante do 2º ano Iélica Pereira, 16 anos, ressalta mais uma oportunidade de apresentar seu trabalho literário. “Apesar de não ter sido finalista com meu poema ‘O que é o Brasil’, essa chance que a escola está nos dando incentiva ainda mais a continuarmos a escrever”, afirma. Ela ainda conta que “entre meus livros mais inspiradores está Dom Casmurro, de Machado de Assis”.

Já o estudante do 3º ano, Valdinei Pereira, 18, fala que o exercício da escrita é muito importante. “Acredito que podemos deixar um legado contando histórias, além de ser algo que sempre gostei e posso realizar na escola.” Sua colega do 2º ano, Shirley Silva, 16, esclarece que “essas atividades também desenvolvem uma visão crítica no estudante a partir da busca do conhecimento para produzir as histórias”.

Identidade - Como parte do Movilitera 2016, o Colégio também vai publicar o livro ‘Colors of Sertão’, que vai contar com textos em inglês produzidos pelos professores e com a ilustração feita a partir de fotos tiradas pelos estudantes. “A publicação vai trazer uma história fictícia baseada em fatos acontecidos no Sertão. O objetivo é ter uma obra em inglês falando a realidade dos alunos para que possamos oferecer na nossa escola”, contou a professora de Língua Portuguesa, Janildes Almeida.

TAL – Para incentivar a produção artístico-literária e cultural nas escolas, a Secretaria da Educação do Estado desenvolve o projeto Tempos de Arte Literária (TAL. Além de fomentar a produção literária nos ambientes escolares, o projeto visa, ainda, a valorização das manifestações culturais regionais e a construção de um ambiente educacional prazeroso no qual a cultura, a arte literária e a educação se expressem em sintonia, contribuindo para transformar os contextos escolares. O TAL é desenvolvido em três fases: escolar, regional e estadual.