Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: estudantes › Notícia › Escola incentiva protagonismo estudantil em projeto sobre cidadania
Escola incentiva protagonismo estudantil em projeto sobre cidadania
Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação
O movimento nos corredores, os cartazes fixados nas salas de aulas e as apresentações de teatro, dança e música sinalizam que o protagonismo estudantil está sendo colocado em prática no Colégio Estadual Padre Palmeira, situado no bairro de Mussurunga, em Salvador. A motivação é o projeto interdisciplinar ‘Cidadania Conectada’, que está sendo realizado na unidade até a próxima terça-feira (11).
Com o objetivo de trabalhar o tema geral a partir de subtemas interligados – como o esporte, o cinema, a literatura, a diversidade cultural, a sustentabilidade e o patrimônio escolar –, os alunos estão aprendendo que cidadania vai muito além das atitudes diárias, a exemplo de não jogar lixo na rua. “Cidadania deve ser enxergada dentro de um contexto planetário, através da concepção de construção de um mundo com mais justiça, igualdade e direitos humanos para todos”, pontua o diretor Flávio de Oliveira.
Cada turma dos Ensinos Fundamental e Médio e da Educação para Jovem e Adulto (EJA) abraçou uma temática, conectando-a à questão da cidadania. Para a estudante Nilma Pereira, 15, que junto a outros colegas investiu no conhecimento sobre a clonagem, compartilha a opinião de que pesquisar é o começo do processo de ensino e aprendizagem. “Quando trabalhamos em equipe, trocamos mais ideias e, assim, aprofundamos nos conteúdos. Desse modo, vamos construindo coletivamente o nosso conhecimento e passamos a ter uma maior compreensão da realidade em que vivemos, nos tornando pessoas mais conscientes dos nossos direitos e deveres para um mundo mais cidadão”, acredita.
Os temas estudados, explica o estudante Alexandre Souza,15, 1º ano, estão sempre ligados à cidadania. A histórica carência de medalhas do Brasil nas Olimpíadas, por exemplo, apontada como um problema a ser solucionado, foi diagnosticado a partir de questões econômicas, como a relação do Produto Interno Bruto (PIB) com o desenvolvimento social e o incentivo ao esporte. “Este projeto nos incentiva à pesquisa e isto faz com que a gente adquira informações importantes para a nossa formação como estudante e cidadão, o que nos fará lutar pela resolução dos problemas que nos afligem”.
A professora de Língua Portuguesa, Maria Clara Reimão, destaca que a partir da realização do projeto, os estudantes aprenderam a lidar com as diferenças e as dificuldades que surgiram ao longo do processo. “Eles se envolveram na pesquisa virtual e no trabalho de campo a exemplo da visita à Fundação Jorge Amado para colher informações sobre as obras do autor baiano. O resultado foi a encenação da adaptação do livro ‘A morte e a morte de Quincas Berro D´Água’, na qual os alunos trabalharam questões como preconceito social e afetividade”.
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga lista preliminar das escolas destaques no Prêmio Gestão da Aprendizagem
-
Colégio Barros Barreto recebe a 7ª edição do Novembro das Artes Negras, até sexta (dia 22)
-
Especialistas participam de debate na SEC sobre práticas pedagógicas em Educação étnico-racial
-
Estudantes da rede estadual se destacam no Concurso Jovem Jornalista 2024
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
Estudantes da rede estadual participam de experiência imersiva para estudar o aparelho digestivo