Escola da Penitenciária Lemos Brito sedia Festival de literatura

A Escola Especial da Penitenciária Lemos Brito, em Salvador, está em clima de festa literária. Isto porque o Projeto Tempos de Arte Literária (TAL) chegou à fase final, com a participação de 35 estudantes da unidade. Durante o período de produção, os alunos trabalharam o tema “A tecnologia e suas implicações sociais”, em sala de aula, e produziram textos e poesias. Os selecionados deveriam atender aos critérios de coesão, clareza e estética textual.

O vencedor entre os participantes da escola foi José Rodrigues Marins, com a poesia “Gerenciador de emoções”, que retrata a comunicação entre as pessoas através da internet e das novas tecnologias. “Quando escrevi a poesia, percebi que nós estamos nos distanciando um dos outros a todo momento, à procura de alguém para conversar e sentir. Todos que estão aqui, presos, lamentam um erro cometido, mas temos emoções como as outras pessoas”, afirma.

Exposição – Este foi o primeiro ano que a Escola Especial da Penitenciária Lemos Brito realizou o TAL. Todos os participantes tiveram suas poesias expostas em painéis na escola e foram premiados com medalhas. “Focamos a questão do lúdico e da expressão artística como uma forma de motivar os alunos a permanecerem em sala de aula. Eles se sentem motivados e valorizados com pessoas. Nossa intenção é que eles retornem à sociedade com uma nova percepção de mundo”, explica Eneida de Britto, professora do estudante vencedor.

O TAL– O projeto Tempos de Arte Literária (TAL) é uma experiência pioneira, de caráter educativo, artístico-literário e cultural, que é desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia desde março de 2009. O projeto estimula o hábito da leitura e incentiva a produção literária no ambiente escolar. Podem participar estudantes da 5ª série do ensino fundamental a 3ª série do ensino médio e equivalentes (EJA – Educação de Jovens e Adultos, Ensino Normal e Tecnológico).

As melhores obras literárias estudantis produzidas em todas as regiões do Estado vão ser lançadas no Sarau Estadual do TAL, previsto para acontecer no dia 20 de outubro, na Praça Tereza Batista – Pelourinho, em Salvador.


Confira a poesia vencedora do estudante José Rodrigues Marins:

Gerenciador de emoções

Fico às vezes a meditar

Em uma rede a balançar

Querendo algum motivo

Para poder vir a me salvar

Chego até entrar em boot

Com vontade de me deletar

 
Com a memória volto a pensar

Do que na verdade quero fugir

Ou que verdade quero encontrar

Penso logo na internet

Para poder me comunicar

Achar pessoas com amor

Com um grande provedor

Para que eu venha interagir


Já que está tudo avançado

Em um tempo que não se vê

Vou procurar um programa

Com tecnologia 3D

Para ver se na minha vida

Possa vir a encontrar você

Notícias Relacionadas