Encontros territoriais reúnem líderes de classe em Irecê, Bom Jesus da Lapa e Salvador

Palavras-chave:

Líderes de classe de escolas dos Núcleos Territoriais Educacionais de Irecê (NTE 01), Bom Jesus da Lapa (NTE 02) e Salvador (NTE 26), envolvendo 49 municípios no total, participam, esta semana, da 3ª edição dos Encontros Territoriais de Líderes de Classe, promovidos pela Secretaria da Educação do Estado. O objetivo é ampliar as discussões sobre formas de liderança, trocas de experiências entre os estudantes e a construção de projetos e ações para uma cultura de participação e atuação nas unidades escolares. Nesta segunda-feira (16), estão reunidos os representantes estudantis ligados ao NTE de Irecê. Nesta quarta (18), será a vez do encontro em Salvador (NTE 26), no Centro Educacional Carneiro Ribeiro - Escola Parque, e na sexta (20) se reúnem os líderes de classe do núcleo de Bom Jesus da Lapa.

Com o tema “Juventudes que transformam: resistência e ancestralidade”, a ação propõe discutir, por meio de palestras, oficinas e dinâmicas de grupo, a importância de ser líder de classe e qual é a escola que querem para o futuro. A coordenadora de Juventudes, da Secretaria da Educação, Helaine Souza ressalta a importância dos encontros. “Esta ação busca o fomento do empoderamento estudantil e a promoção do diálogo entre as diferentes escolas de um mesmo Território. Além de se constituir como um momento formativo que visa subsidiar as práticas desses estudantes e seus planos de ação. Os encontros proporcionam o fortalecimento da atuação desses líderes eleitos e favorecem o intercâmbio de saberes e práticas”.

Durante os encontros, será debatida a temática das relações Etnicoraciais, reforçando o compromisso da Secretaria com o efetivo cumprimento das Leis nº 10.639 e 11.765, que estabelece à temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nos estabelecimentos de Ensinos Fundamental e Médio, obrigatoriamente.

A coordenadora de Educação Básica do NTE 2, Daniela Fagundes, relata que os líderes dos 16 municípios que compõem o Território já estão mobilizados para o encontro. “Somos 33 escolas e cada uma estará representada por um líder de classe, que irá acompanhado por um professor ou um coordenador pedagógico, para ajudá-lo no papel de multiplicador. Então, de cada unidade, teremos 66 representantes no total”.

O diretor do NTE 26, Luiz Henrique Peixoto, reforça a importância dos encontros com líderes de classe. “Nosso objetivo é promover o empoderamento da juventude, é escutar os estudantes para fazermos uma Educação em sintonia com os seus desejos dentro do seu processo de ensino e aprendizagem”.

Notícias Relacionadas