Encontro discute inserção de mulheres nas ciências exatas

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A Secretaria da Educação do Estado da Bahia promove, nesta quinta-feira (10), o I Encontro de Socialização de Experiências – Mulheres nas Exatas. Esta é a segunda atividade desenvolvida em parceria com o Consulado Americano para incentivar as jovens a terem maior interesse nas disciplinas exatas, a exemplo da Matemática, por meio da troca de experiências entre educadores. Em julho, foi realizado um seminário internacional e a formação de professores é uma das ações em conjunto, no âmbito do programa Educar para Transformar.
 
A professora de Matemática, Teresa Cristina Lima, do Colégio Estadual de Vila de Abrantes, em Camaçari, é uma das participantes do encontro, que acontece no Instituto Anísio Teixeira. Ela diz que está pesquisando para entender melhor esse distanciamento das mulheres das áreas de Exatas. “Estou desenvolvendo um trabalho para meu pós-doutorado que procura descobrir porque a Matemática é vista como um bicho-papão pelos estudantes. Apesar de se aplicar a todos, é interessante que vou poder avaliar, também, esse aspecto específico do interesse das mulheres”, afirma.
 
A supervisora do Pacto do Ensino Médio da Secretaria da Educação do Estado, Jussara Oliveira, explica que esse distanciamento tem uma base cultural. “No Ensino Fundamental, a distância do interesse quase não existe, mas quando chegamos ao Ensino Médio, os homens acabam sendo os grandes protagonistas em profissões como Engenharia, por exemplo. Até nas universidades, os homens têm uma predileção para ganhar as bolsas de pesquisa. Tudo isso, com certeza, não está vinculado à genética, mas a um sistema cultural que precisamos modificar”, enfatiza.
 
A professora de química Soraia Jesus de Oliveira, do Colégio Estadual Professora Maria Bernadete Brandão, na Estrada das Barreiras, ressalta a importância dos educadores realizarem encontros para discutir estratégias de ensino que contribuam para reverter esta realidade. “Ter essa troca com profissionais de Educação de outras unidades nos dá a oportunidade de conhecer novos métodos de atuação e de incentivo à prática das disciplinas exatas, que beneficiem os estudantes”, acredita.

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