Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: estudantes › Notícia › Em Vitória da Conquista poesia ajuda comunidade escolar a enfrentar com arte o isolamento social
Em Vitória da Conquista poesia ajuda comunidade escolar a enfrentar com arte o isolamento social
Publicado em sex, 12/06/2020 - 08:45 por Desconhecido
Palavras-chave:
"Por acreditar que a poesia mexe com a parte mais emocional do nosso cérebro, ativando a reflexão, além de despertar prazer e outras sensações, tive a ideia de pedir a alguns colegas da escola, por meio do WhatsApp, que me enviassem vídeos, recitando poemas de autores consagrados sugeridos por mim. A ideia era mostrar, primeiramente, para os colegas e amigos da escola, que as obras poéticas podiam consistir em uma forma de resistência poderosa perante o medo coletivo que é suscitado pela pandemia do Coronavírus. Em segundo lugar, o projeto tinha a intenção de evidenciar que todo mundo tem poesia dentro de si", explicou a professora Manoela Freire.
Ainda segundo Manoela, a intenção é estender o projeto aos estudantes, levando em conta os poetas indicados para cada série. "Fizemos um primeiro vídeo, recitando o poema `José´, de Carlos Drummond de Andrade, e, depois dele, vieram mais três, em que aparece um mosaico de poemas de autores modernistas e contemporâneos, tais como Oswald de Andrade, Vinicius de Moraes, Cecília Meireles, Adélia Prado, Mário Quintana, Manuel Bandeira, Manoel de Barros, Conceição Evaristo, Paulo Leminsky, João Cabral de Melo Neto, Guimarães Rosa e Antonio Cicero, entre outros. Para além desses, tem um último vídeo em fase de edição. O projeto inclui professores, vice-diretores, coordenadores e funcionários da secretaria da escola", contou.
A professora de Geografia e Filosofia, Edirlene Chaves, destacou que o poema não retrata apenas a arte, mas como se vê o mundo. "O momento tem sido extremamente desafiador. Temos que controlar a ansiedade e alimentar a solidariedade e a sensibilidade. Então, o projeto deu a oportunidade das pessoas superarem esses medos e angustias frente a esta crise de grandes proporções, despertando o gosto pela poesia a cada leitura e a cada performance. Particularmente, gosto muito de escrever e recitar e o projeto revigorou essa capacidade de ver o mundo através da escrita", afirmou.
A vice-diretora da unidade, Rogéria Badareny, explicou que o projeto ajudou a criar uma maior interação entre os profissionais. "Como no dia a dia é aquela correria na escola, o projeto nos deu a possibilidade de enxergar o outro com uma nova perspectiva. O interessante também é que, mesmo distantes, o projeto criou um ambiente mais leve neste momento de pandemia, nos unindo por meio da tecnologia, além do estímulo à leitura. E ainda parabenizo a professora Manoela, que mesmo com o receio de alguns, por não ter intimidade em gravar vídeo, os incentivou a participar", ressaltou.
Notícias Relacionadas
-
Secretaria realiza segunda chamada de avaliações do Curso de Gestão Escolar
-
Sec divulga resultado dos projetos científicos que participarão da etapa estadual do Encontro Estudantil
-
Seleção Interna de Educadores – Convocação de candidatos para a entrevista técnico-pedagógica
-
Estudantes do bairro do Arenoso celebram a cultura e a beleza do povo negro
-
Estudantes internos do Conjunto Penal Lafayete Coutinho realizam 1º Festival de Música e Poesia
-
Seminário apresenta boas práticas de promoção da saúde mental e emocional nas escolas
-
SEC divulga lista dos selecionados para os programas Deputado Jovem Baiano e Estágio Legislativo