Em Rio Real estudantes apresentam criações nas distintas linguagens durante a I Semana de Artes Virtuais

Palavras-chave:
Os estudantes do Colégio Estadual Marquês de Abrantes, localizado no município de Rio Real, estão aproveitando o período de isolamento social, decorrente da pandemia do Coronavírus, para se envolver em atividades on-line. É o caso da I Semana de Artes Virtuais, que traz como tema “Artes e distanciamento físico: as possibilidades de tornar o dia melhor”. Durante o projeto, que teve início na segunda-feira (20) e prossegue até sexta (24), os participantes produzem arte por meio de diferentes expressões: poesia, prosa, paródia, desenho e vídeo. A iniciativa tem como objetivo manter a interatividade entre os atores que compõem a comunidade escolar, enquanto as aulas estão suspensas.
 
As produções estudantis estão sendo compartilhadas, diariamente, nos grupos de WhatsApp das turmas e nas redes sociais da unidade escolar:  Instagram (@cema.oficial) e  Facebook (web.facebook.com/cema.marquesdeabrantes). A diretora Maria de Fátima Oliveira Bastos explica que o processo criativo dos estudantes é dialogado entre eles e seus professores, que tiram dúvidas e estimulam nele a proposta de produzir arte. “Buscamos apresentar estímulos ao processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, a partir de produções artísticas que possibilitam o partilhar das suas vivências atuais, envolvendo não só os professores, como também funcionários da escola e familiares dos alunos”.
 
O estudante Mário Gean de Souza Santos, 17, 3° ano, aprovou a ideia do evento on-line e fala com entusiasmo sobre o projeto. "A Semana de Artes Virtuais é uma iniciativa muito legal, pois é uma excelente forma de expressarmos os nossos sentimentos e emoções através das artes, em meio ao momento em que estamos passando. Além de ser um projeto artístico e expressivo, é também reflexivo. Todo o processo de produção acaba sendo como uma válvula de escape para nós, participantes".
 
O colega Kawan Felipp da Costa, 16, 3º ano, também opinou sobre o projeto. “A ideia é muito pertinente, visto que é uma forma de expressarmos um pouco como estamos enfrentando o isolamento social neste período de pandemia, através da arte. E, desta maneira, passar um conforto aos demais colegas, trazendo também uma melhoria no diálogo entre os alunos e demais membros da comunidade escolar. Fanykelly da Silva Moura, 17, 3º ano, completa que a Semana de Artes Visuais reforça o elo entre os estudantes.  “Neste período de isolamento social, com as aulas presenciais interrompidas, este projeto veio para nos aproximar. Nós, estudantes, estamos produzindo arte, em forma de poesia, desenhos, relatos escritos sobre experiências pessoais deste momento e estamos descobrindo os talentos que nem sabíamos que tínhamos, e isto é muito interessante”.
 
Suspensão das aulas - As aulas na rede estadual de ensino estão suspensas por decreto governamental e serão repostas presencialmente, mediante elaboração de um novo calendário escolar.
 

Notícias Relacionadas