Em Guanambi, estudantes apresentam projetos de intervenção social

Foto: acervo pessoal
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A alimentação inadequada e o sedentarismo são alguns dos fatores de risco para o surgimento de várias doenças entre adultos e crianças. A partir de pesquisas desenvolvidas em sala de aula, os estudantes do curso técnico de Nutrição e Dietética, do Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde e Gestão de Guanambi, resolveram desenvolver um projeto com funcionários da unidade escolar. Aliando teoria e prática, os estudantes estão contribuindo para que toda a comunidade escolar adote hábitos saudáveis no cotidiano.
 
O resultado deste projeto foi apresentado para a população de Guanambi durante a I Mostra de Projetos de Tecnologia Social do CEEP, no último sábado (24). A partir de questionários e coleta de dados, como peso, altura e o Índice de Massa Corpórea (IMC), os alunos chegaram a um diagnóstico e passaram a disponibilizar orientações nutricionais aos interessados. “Percebemos que muitos acabam preferindo alimentos prontos, devido a correria do dia a dia”, afirma Yuri Donato, 17 anos, do 2º ano, participante do projeto. “Tudo isso, somado a ausência de atividade física refletiu significativamente nos resultados, mostrando que segundo a tabela de riscos apresentada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), os ‘pacientes’ estão numa zona de médio a risco aumentado de pressão arterial e diabetes”, acrescenta o estudante.
 
Outro projeto de destaque desenvolvido pelos estudantes foi sobre os riscos da não observância de regras de segurança no trabalho. A ação educativa, explica a estudante Ellendy Lira, 17 anos, do 3º ano do curso técnico de Segurança do Trabalho, tem como foco as crianças. “A ideia é levar o conhecimento para crianças a partir de sete anos. Achamos que elas podem chamar a atenção dos pais e familiares sobre riscos existentes no ambiente do trabalho e sobre os problemas que podem ser desencadeados por acidentes devido ao descumprimento das normas de segurança”, justifica.
 
A vice-diretora do CEEP de Guanambi, Marla Neves, ressalta que os projetos visam, sobretudo, socializar e valorizar as produções científicas desenvolvidas ao longo do ano letivo pelos estudantes, junto à população local, incentivando a comunidade escolar a identificar problemas e buscar soluções. “A mostra possibilitou aos estudantes a oportunidade de construir um conhecimento mais significativo e contextualizado, tornando-o cidadão capaz de intervir na realidade em que vive, contribuindo, assim, para o desenvolvimento social, cultural, científico e tecnológico da nossa sociedade”, ressalta a gestora.

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