Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Em Catu estudantes participam de oficinas on-line sobre influenciadores digitais e divulgação de marcas
Estudantes e professores do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Controle e Gestão do Nordeste Baiano Pedro Ribeiro
Pessoa, no município de Catu, encontraram nas redes sociais uma forma de interagir e desenvolver habilidades características das futuras profissões, além de incentivar o comércio local. Uma das estratégias pensadas foi a oficina “A contribuição dos influencers para a divulgação da marca”, com o intuito de produzir conteúdos no App TikTok para a difusão de empresas e produtos.
O CEEP oferece os cursos técnicos de nível médio em Informática, Logística, Meio ambiente, Administração e Petróleo e Gás. A oficina foi orientada por Marluce Chagas e Joelma Evangelista. A professora Joelma comenta que a proposta surgiu com a impossibilidade das aulas presenciais e a oportunidade de fazer alguma ação pedagógica, mesmo que não constasse como atividade letiva. “Com a suspensão das aulas, nós buscamos algo que pudesse envolver os alunos e fazer com que eles tivessem interesse em um trabalho diferente das tradicionais lives e atividades que estavam sendo realizadas. Então, tivemos a ideia de realizar uma oficina com o eixo de gestão, através de uma rede social que atrai o público jovem”, afirmou.
A oficina foi estruturada com reuniões on-line, via Google Meet, através das quais os estudantes tiravam dúvidas e apresentaram suas ideias e criações. Na oficina, foram desenvolvidas práticas de apresentação e discussão das pesquisas, levantamento de empresas que já estão aplicando o marketing de influência, abordagens sobre influenciadores digitais e elaboração de vídeos pelo Tik tok. “Os encontros eram baseados em tutoriais com o tema selecionado, apresentando conceitos e o aprofundamento teórico das pesquisas”, ressaltou Marluce.
A estudante Géssica Larissa, 17 anos, matriculada no 2° ano do curso de Logística, gostou do resultado. “Foi um projeto difícil, porém superamos as dificuldades e realizamos um bom trabalho. Aprendemos muito e compreendi como um trabalho de influenciador digital pode ajudar pessoas e marcas. Estou satisfeita. Nossa página atingiu mil seguidores e me estimulou a fazer ainda mais vídeos”.
As professoras também comemoram o engajamento dos estudantes. “Os estudantes aceitaram a iniciativa e alguns já estão empreendendo e divulgando os próprios produtos”, comentou Joelma. Marluce ressalta o ganho no processo de ensino e aprendizagem com a experiência. “Além de debater sobre e-commerce e o papel dos influenciadores digitais, eles perceberam que tudo que explicamos em sala de aula poderia ser feito na prática”.
Notícias Relacionadas
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro
-
PIBID divulga relação de projetos selecionados e inicia inscrições
-
Coordenadores pedagógicos conhecem estrutura da gestão pública e possibilidades de desenvolvimento na carreira