Dispositivo que auxilia no processo de aprendizagem é entregue para estudantes com deficiência visual

Palavras-chave:

 

Fotos: Feijão Almeida/ SEC BA

 

Em parceria com o Movimento Bem Maior, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) realizou, nesta sexta-feira (11), a entrega de 25 unidades do equipamento OrCam MyEye 2.0, destinadas às escolas e a estudantes cegos ou com baixa visão. Considerada a ferramenta mais avançada do mundo para prover assistência e reabilitação de pessoas com deficiência visual, o dispositivo se anexa a um óculos convencional e faz a leitura automática de diversos elementos apresentados, como textos, telas, rostos e objetos, melhorando a qualidade de vida dos usuários e promovendo inclusão social.  A entrega faz parte do processo de aquisição de 100 unidades, realizada pelo governo do Estado, com um investimento de R$ 743.023,50. 
 
Para o secretário Jerônimo Rodrigues a expansão do uso do dispositivo ajuda na inclusão e oferece mais possibilidade de aprendizagem e autonomia.  “Temos um processo de compra iniciado para a aquisição de mais 400 unidades. Além de atender os estudantes da rede, com o uso contínuo da ferramenta, queremos universalizar a utilização do dispositivo em bibliotecas públicas e nos nossos centros especializados, possibilitando o uso a todo cidadão deficiente visual”.
 
O estudante Washington Luiz é cego e vem sendo acompanhado pelo Centro de Apoio Pedagógico (CAP) ao Deficiente Visual Professora Cátia Paim, em Salvador.  Ao receber o dispositivo, o aluno não escondeu a emoção e relatou que inicia uma nova vida. “Fiquei muito feliz, comecei a testar o dispositivo e me sinto emocionado. Com essa tecnologia, sinto que não existem barreiras para a gente e percebo que o céu é o limite. Vou fazer o treinamento com o OrCam MyEye para utilizar o máximo do potencial do dispositivo e ter mais autonomia”.
 
Doron Sadka, representante da empresa Mais Autonomia, responsável pela tecnologia assistida da OrCam MyEye no Brasil,  disse que o dispositivo oferece condições para uma vida inclusiva não só em sala, mas em seu cotidiano. “Com o seu uso, o equipamento oferece a condição de aprendizagem equiparada a um aluno que consegue enxergar, porque a pessoa consegue ter a  compreensão de textos e imagens com praticamente a mesma velocidade. Além disso, como faz leituras de superfícies e espaços, o dispositivo oferece mais segurança para os usuários em seu dia a dia”.
 
Também estiveram presentes na cerimônia de entrega o  diretor regional da OrCam Technologies para a América Latina e Espanha,  Bari Hayoun, e o diretor do CAP Professora Cátia Paim,   River Carvalho. Da SEC, participaram o subsecretário Danilo Melo; o superintendente de Políticas para Educação Básica,    Manoel Calazans;  a diretora de Educação e suas Modalidades, Iara Icó e a coordenadora de Educação Especial, Marlene Cardoso.

Notícias Relacionadas