Direitos humanos e individuais são temas do aulão virtual de Sociologia do projeto ENEM 100%

Palavras-chave:

Os conteúdos de Sociologia voltaram a ser explorados em mais um aulão virtual do projeto ENEM 100%, realizado nesta sexta-feira (13), pela Secretaria da Educação do Estado (SEC). Temas recorrentes na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foram revisitados pelos estudantes da rede estadual com o professor do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), da rede estadual, César Mustafá. Transmitida, ao vivo, pelo canal do Youtube da Educação Bahia, a ação pedagógica tem como objetivo auxiliar os candidatos que se preparam para o exame, cujas provas, na versão impressa, serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e, na versão digital, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Para conferir a playlist das lives já realizadas, acesse: https://bit.ly/3252wft.

A aula, desta vez, foi concentrada nas questões dos direitos humanos (civis, políticos, econômicos, sociais, culturais, coletivos) e individuais (à vida, à liberdade, à segurança, à propriedade privada), que são muito cobrados no ENEM, como destacou o professor César Mustafá. “A prova de Sociologia trabalha de forma indireta os conteúdos relativos aos seus principais pensadores, ou seja, faz uma abordagem muito mais ligada às questões do cotidiano do candidato e da atualidade”, explicou, ressaltando que a prova exige conhecimento voltado às relações humanas, especialmente nas áreas de direitos humanos, diversidades cultural e étnica, princípios de cidadania e problematizações do racismo e do gênero.

Letícia Souza Andrade, 16, 3º ano do Colégio Estadual Governador Roberto Santos, no município de Paripiranga, fala sobre a influência do ENEM 100% na sua preparação para o exame. “Está sendo muito importante este projeto da SEC para que os estudantes que estão se preparando para o ENEM não ficassem ainda mais prejudicados na pandemia do Coronavírus. Acompanho as aulas e acho muito bom os conteúdos e os professores explicam sempre de forma clara. É, sem dúvida, uma ação muito importante e não só eu, mas os estudantes em geral amam este projeto”, declarou a estudante, que é diretora de Políticas Educacionais da União dos Estudantes Secundaristas de Paripiranga e pretende ingressar em uma faculdade de Nutrição.

Ferramentas pedagógicas – Os aulões virtuais acontecem todas às terças e sextas-feiras, das 16 às 17h, e prosseguem até 15 de janeiro de 2021, envolvendo diferentes componentes curriculares, e fazem parte de uma série de atividades lançada pela SEC para fortalecer a aprendizagem dos estudantes que irão prestar o ENEM. No Portal da Educação, há também uma apostila por aula e a programação das próximas aulas que serão realizadas. Ainda no portal, o estudante tem acesso a conteúdos preparatórios por meio do projeto Universidade para Todos - Estude em Casa, desenvolvido em parceria com as universidades estaduais (UNEB, UEFS, UESC e UESB).

Outra ferramenta de estudos oferecida pela SEC é a Plataforma Anísio Teixeira, que contém mais de 10 mil conteúdos digitais educacionais e aulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), tendo recebido o aporte de conteúdos construídos com as 12 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas na Bahia. Os estudantes também podem complementar a preparação para o exame com o "Estude em casa", programa exibido em parceria com o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, através da TVE, sempre às 13h e às 15h. Além disso, a emissora leva ao ar o programa "Hora do ENEM", exibido de segunda a sexta, às 18h.

Notícias Relacionadas