Dia do Estudante é comemorado com diversas atividades ao longo da semana

Palavras-chave:
Fotos: divulgação
Em comemoração ao Dia do Estudante, celebrado no 11 de agosto, os colégios estaduais da Bahia promovem diversas atividades pedagógicas, que valorizam o protagonismo estudantil e impactam no processo de aprendizagem. No Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, localizado no bairro do Cabula, em Salvador, por exemplo, os alunos iniciaram, nesta segunda-feira (12), a II Feira de Ciências da unidade, que segue até sexta-feira (16). A atividade traz à tona temas ligados à metodologia científica, elencando disciplinas como Matemática, Geografia, História, Ciências e Corpo Humano, dentre outras, por meio de projetos estudantis.
 
Com o título “O que há dentro do armário”, o grupo liderado pela estudante Hyla Natiely Araújo, 14 anos, 9º ano do Ensino Médio, abordou questões voltadas à comunidade LGBTSQI+, como as dificuldades que homossexuais, lésbicas e transexuais enfrentam em suas rotinas. “Nossa equipe esteve em todas as salas da escola conversando com os colegas e pegando depoimentos de pessoas que escreveram o que pensam sobre o tema em bilhetes que vamos expor no nosso stand. Também vamos ter depoimentos de pessoas LGBTSs que vão falar de suas dificuldades quando se descobriram homossexuais. Nossa intenção é mostrar que, na escola, elas podem ter um ombro amigo, podem ter com quem contar, conscientizar os colegas que podemos ajudar essas pessoas”, relatou Hyla.
 
Já os estudantes do Centro Educacional Monteiro Lobato, no município de Firmino Alves (519 km de Salvador), realizam o projeto “Cuide-se bem”, que tem como objetivo a prevenção da depressão na adolescência. Entre as atividades realizadas, destaque para a palestra motivacional com o psicólogo Jair Júnior. “É muito importante quando a escola se preocupa com o seu estudante, buscando todas as formas de lhe proporcionar bem-estar. O ambiente escolar é a segunda casa deles, eles precisam sentir essa acolhida, sentir que estão seguros e em família também aqui”, pontuou o profissional.
 
O estudante Pedro Lucas Céo Souza, 17 anos, 3º, contou que ficou surpreso com a metodologia aplicada na palestra. “A forma que o psicólogo falou nos deixou mais descontraídos. As dinâmicas que ele usou para explicar as dificuldades de quem passar por esse problema foram muito interessantes. As pessoas com depressão dificilmente conseguem falar o que estão sentindo, não se abrem, e precisamos entender para poder ajuda”, opinou.
 
A exibição do filme “Café com canela” também fez parte da programação, seguida de uma roda de conversas entre professores, coordenadores e estudantes. As atividades no Centro Educacional Monteiro Lobato seguem até sexta-feira (16) com grafitagem, esportes, palestras e outras atividades, dentro das comemorações pelo Dia do Estudante.

Notícias Relacionadas