Delegação da Etiópia conhece modelo de alimentação escolar da rede estadual de ensino

Uma delegação com oito membros do governo da Etiópia esteve presente, nesta terça-feira (24/03), na sede da Secretaria da Educação do Estado, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), para conhecer o modelo de alimentação escolar da rede estadual de ensino. O encontro foi realizado com o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, e contou, também, com as presenças da vice-diretora do Centro de Excelência Contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas, Cynthia Jones, e do conselheiro do Departamento Internacional para Desenvolvimento (DFID) do Reino Unido, Indranil Chakrabarti. Entre quarta (25/3) e sexta-feira (27/3), a delegação visitará escolas para conhecer o sistema de perto na capital e no interior.

Durante a reunião, o secretário Osvaldo Barreto explicou como funciona o modelo na rede estadual, desde os recursos investidos até a preparação dos alimentos, respeitando a peculiaridade de cada região. “O Programa de Alimentação Escolar é de grande importância, pois permite que os estudantes tenham acesso a uma alimentação de qualidade nas escolas”, relatou.

No encontro, os membros da delegação levantaram questões sobre a implementação do modelo nas escolas. O assessor do ministro da Educação da Etiópia, Berhanu Moreda, indagou sobre os principais desafios enfrentados para implantação nas escolas do modelo adotado na rede estadual, que investe no seu cardápio em produtos provenientes da agricultura familiar. “Essa relação entre educação e agricultura é muito importante, foi o que nos motivou a vim para a Bahia e implementar em nosso país”, disse.

Fotos: Suâmi Dias Ascom/Educação
A alimentação escolar da rede estadual já atraiu visitação de 16 delegações de países, nos últimos anos, como Tanzânia, Mali, Malawi, Senegal, Haiti, Zâmbia e Costa do Marfim, sendo referência para esses países africanos e para o Centro de Excelência Contra a Fome do Banco Mundial de Alimentos das Nações Unidas PMA/ONU.

A estudante Larissa Cruz, do Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, localizado no Bairro da Paz, em Salvador, elogia o programa. “Aqui, na escola, temos uma alimentação saudável com frutas e outras refeições. É um alimento muito gostoso”, declarou a aluna. Para Rômulo Santos, estudante do mesmo colégio, a alimentação escolar é, muitas vezes, sua refeição da manhã, “às vezes não dá tempo de tomar café em casa e o alimento da escola nos ajuda bastante”, disse.

Preparação - O cardápio das escolas da rede estadual atende à normatização e aos objetivos estabelecidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com variedade de alimentos e composição nutritiva. Conheça mais sobre preparação de alimentos no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).