Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: estudantes › Notícia › Cursos de qualificação profissional do PRONATEC beneficiam mais de seis mil estudantes em todo Estado
Cursos de qualificação profissional do PRONATEC beneficiam mais de seis mil estudantes em todo Estado
Publicado em sex, 20/11/2020 - 10:12 por ascom.jornalismo
Palavras-chave:
Ao todo, são 122 turmas dos Eixos de Recursos Naturais e Gestão e Negócios. Deste total, foram contemplados 166 indígenas de 25 etnias e aldeias; 501 quilombolas; e 4.102 estudantes agricultores familiares, de povos e comunidades tradicionais. A oferta, também alcança jovens e trabalhadores da cidade com alta vulnerabilidade socioeconômica, visa elevar a escolaridade dos estudantes e a preparação dos mesmos para o mundo do trabalho.
As aulas do curso de Agricultura Familiar estão sendo aproveitadas com muita garra e entusiasmo por Natailton Barbosa, 50, que pretende devolver os conhecimentos para a sua comunidade, em Água Fria, distrito do município de Irará. “Tenho um projeto que já começo a colocar em prática onde eu moro, que é um galinheiro de 80 m2 que estou construindo, junto com meu filho João Fernando, que também faz o curso, e quero ser um grande distribuidor de frango e ovos, bem como ajudar a montar outros galinheiros em cooperativa, para aumentarmos a produção na região. Meu projeto integrador do curso é justamente sobre ‘Criações de galinha’ e, graças ao que tenho aprendido, vou poder colocar em prática os meus conhecimentos, contribuindo com a construção de galinheiros tecnicamente estruturados. Estou adorando o curso, ele veio na hora certa”, conta.
Para o também estudante Raí Juriti de Oliveira, 22, o curso de Agricultura Familiar tem lhe aberto a cabeça para novas perspectivas profissionais. Ele, que também é aluno do primeiro semestre do curso História na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), pretende fazer valer os conhecimentos teóricos que vem obtendo no PRONATEC. “Meu objetivo é colocar em prática o plantio de aipim na roça da minha família, em Água Fria, a partir dos conhecimentos teóricos que venho adquirindo. Estou gostando muito de ganhar nos conhecimentos por meios dos conteúdos do curso e minha ideia é me aperfeiçoar cada vez mais na área da Agricultura Familiar, ao mesmo tempo que darei prosseguimento ao curso de História, quando as aulas retornarem.
O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Ezequiel Westphal, reforça que a Secretaria da Educação ressignificou o PRONATEC, no ano de 2020, a partir do estudo detalhado de oferta e de demanda por capacitação profissional nos Territórios de Identidade do Estado da Bahia, buscando fazer o melhor planejamento territorial para a oferta de cursos técnicos de nível médio e de qualificação profissional, com vista a política de expansão e interiorização da Educação Profissional e Tecnológica proposta pelo Governo do Estado. "A Educação Profissional toma novo sentido, por direito aos cidadãos e cidadãs, sendo inclusiva em sua diversidade e voltada à realidade dos territórios, no diálogo com a juventude e a população adulta, os movimentos sociais e as demais instituições da sociedade civil. É a proposta de uma escola-cidadã, na qual se valorizam os saberes, as experiências e as histórias de vida mediadas pela realidade com os conhecimentos a serem adquiridos", avalia o gestor.
Olívia Cruz Menezes, monitora do curso de Assistência Técnica e Extensão Rural dos municípios de Feira de Santana, Juazeiro, Planaltino, Araci, Campo Formoso e Dom Macedo Costa, celebra a atividade. “Procuro ajudá-los no acesso ao Google Sala de Aula e contribuo na correção das tarefas e na devolução do feedback das mesmas. Venho percebendo, através das atividades, que eles avançam cada vez mais em relação à aprendizagem. E essas atividades feitas por ele são bem elaboradas, trazem opiniões e condizem com o solicitado pelo professor. Os cursos são de extrema importância para os estudantes, principalmente para o público que trabalhamos, pois, a maioria dele precisa de uma formação técnica e acadêmica”, relata.
A supervisora dos cursos, Márcia Santa Bárbara Oliveira, que atua nos municípios de Feira de Santana, Teodoro Sampaio, Antonio Cardozo, Conceição de Maria e Santo Estêvão, faz a sua avaliação sobre o aproveitamento das atividades por parte dos estudantes. “Eles são muito comprometidos e bastante criativos na construção dos seus projetos integradores, que é a atividade final do curso. Eles são esforçados, são guerreiros, ultrapassam as barreiras e vão em frente”.
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga resultado dos projetos científicos que participarão da etapa estadual do Encontro Estudantil
-
Seleção Interna de Educadores – Convocação de candidatos para a entrevista técnico-pedagógica
-
Estudantes do bairro do Arenoso celebram a cultura e a beleza do povo negro
-
Estudantes internos do Conjunto Penal Lafayete Coutinho realizam 1º Festival de Música e Poesia
-
Seminário apresenta boas práticas de promoção da saúde mental e emocional nas escolas
-
SEC divulga lista dos selecionados para os programas Deputado Jovem Baiano e Estágio Legislativo
-
Uneb firma parceria com Campanha Natal sem Fome e inaugura postos de arrecadação em 27 cidades baianas