Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Cultura indígena é tema de debate com estudantes no Museu Geológico
Mais de 800 estudantes dos Colégios Estaduais Manoel Novaes, Odorico Tavares e João das Botas participaram, durante toda a semana, de uma série de atividades da 9ª Primavera dos Museus, no Museu Geológico da Bahia, localizado no Corredor da Vitória, em Salvador, cujo tema é ‘Museus e Memórias Indígenas’. Nesta sexta-feira (25/09), os alunos assistiram ao vídeo ‘Índios no Brasil: quem são eles?’, seguido de debate com o sociólogo Genilson Taguary, índio da etnia Pataxó e integrante do Núcleo de Estudos Indígenas, da Universidade Federal da Bahia (Ufba).
“Os problemas que os índios passam têm que ser discutidos com toda a sociedade. Quase sempre as questões indígenas são secundárias e precisamos trazer nossas demandas para o debate. Antigamente quem falava sobre o nosso povo eram historiadores ou antropólogos, o que a gente quer agora é autonomia e podermos contar a nossa história”, explica Genilson Taguary. O sociólogo ainda fala da importância do debate com os alunos. “Eles têm que criar uma consciência e se indignarem com as injustiças que sofremos. Estamos tentando desestigmatizar conceitos atribuídos aos índios de forma equivocada e criar cidadãos mais atuantes para o futuro”.
"Estamos tentando desestigmatizar conceitos atribuídos aos índios de forma equivocada", Genilson Taguary
O estudante do 3º ano, Michel Lima, 18 anos, do Colégio Estadual Manoel Novaes, concorda que os jovens devem ter mais acesso a informações sobre a cultura indígena. “Poder participar deste debate nos promove uma discussão maior sobre quem são e como vivem os índios brasileiros. Com o debate, percebi que muitas informações que assistimos na televisão, como jornais e filmes, não condizem com a realidade. Poder ouvir experiências de Genilson, engrandece nossa aprendizagem”.
Gustavo Leal, 16, do Colégio Estadual João das Botas, fala da importância do assunto ser abordado também no contexto da escola. “Como temos um aprendizado limitado a algumas culturas, fico feliz que as escolas tenham essa iniciativa e não fiquemos presos aos livros didáticos dentro da escola. E como resultado ampliou nossa visão sobre a população indígena ouvindo pessoas que vivem a cultura.”
Exposição
Além do filme, os estudantes do 3º ano Colégio Estadual Manoel Novaes realizam, no Museu Geológico da Bahia, até domingo (27/09), a exposição “Cultura Indígena”. “Os alunos fizeram uma pesquisa e reproduziram objetos de cerâmica que são utilizados pelos índios. Ficamos muito orgulhosos do que foi produzido”, afirma a professora de arte, Lidinéia Matos.
Notícias Relacionadas
-
Secretaria realiza segunda chamada de avaliações do Curso de Gestão Escolar
-
Sec divulga resultado dos projetos científicos que participarão da etapa estadual do Encontro Estudantil
-
Seleção Interna de Educadores – Convocação de candidatos para a entrevista técnico-pedagógica
-
Estudantes do bairro do Arenoso celebram a cultura e a beleza do povo negro
-
Estudantes internos do Conjunto Penal Lafayete Coutinho realizam 1º Festival de Música e Poesia
-
Seminário apresenta boas práticas de promoção da saúde mental e emocional nas escolas
-
SEC divulga lista dos selecionados para os programas Deputado Jovem Baiano e Estágio Legislativo