Culminância regional dos projetos culturais da Secretaria da Educação tem início nesta quinta-feira

A edição 2013 dos projetos estruturantes de natureza educativa, artística e cultural, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, contabiliza uma adesão total de 1.228 colégios da rede estadual de ensino, ligados às 33 Diretorias Regionais de Educação (Direc). Nesta quinta-feira (22/08), às 14h, no Teatro Xisto Bahia (Barris), os estudantes das unidades pertencentes à Direc 1B (parte de Salvador), participantes do Tempo de Arte Literária (TAL), dão início à culminância da fase regional. Os demais projetos Festival Anual da Canção Estudantil (Face), Artes Visuais Estudantis (AVE), Educação Patrimonial e Artística (EPA), Produção de Vídeos Estudantis (Prove) e Encontro de Canto Coral (Encante) - acontecem, em setembro, na Direc 1B.

Final de Artes Visuais Estudantis 2011

“Falta muito pouco para que os projetos estruturantes da área artística e cultural da Secretaria da Educação atinjam todas as escolas da rede. Do ponto de vista do interesse, do entusiasmo e, sobretudo, do exercício da experiência criativa dos estudantes, todos têm nota 10. O júri tem destacado, ano após ano, o crescimento da qualidade dos trabalhos apresentados”, destacou a coordenadora de Projetos Intersetoriais da Secretaria, Nide Nobre.

A coordenadora ressalta que os estudantes participantes dos projetos têm mostrado sua criatividade nas artes por meio de temas diversos, retratando questões sociais, políticas, ecológicas, afetivas, familiares, entre outras. “Eles são artistas autênticos, que transitam entre a realidade e a ficção e, cada vez mais, estão apresentando trabalhos abstratos, que têm ganho incrível expressão, revelando novas engrenagens da vida e da arte”, comentou.

Números – Este ano, os números surpreenderam ainda mais, segundo a coordenadora: 1.152 escolas no Face, 1.164 no AVE, 1.190 no TAL, 865 no Prove e 814 no EPA. “Como se pode observar, o Tempo de Arte Literária é o projeto que mais teve adesão, ainda que o Face tenha mais visibilidade pela própria estrutura que envolve: som, banda, música”, analisa.

As apresentações da Direc 1A (também em Salvador) começam com o AVE, no dia 2 de setembro, juntamente com o Prove. Em seguida, vêm o Face (18/9), o TAL (3/9) e o EPA (5/9). Ainda no mês de agosto, acontecem as apresentações dos projetos dos municípios de  Valença, Itapetinga, Itaberaba, Ibotirama e Seabra. A grande maioria das Direc realiza as culminâncias regionais dos projetos artísticos em setembro.

A grande final do TAL, AVE, Face, EPA, Prove e Encante, juntamente com a Feira de Ciência, Feira de Matemática e Jogos Estudantis, acontece dentro do 2º Encontro Estudantil de Ciências, Arte, Esporte e Cultura, entre 5 e 8 de novembro, em local ainda não divulgado. No evento, haverá, ainda, conferências, oficinas e workshops.                                                
 
Culminâncias regionais dos projetos estruturantes da Direc 1B:

•Face - 9/9 – 14h, Teatro Vila Velha

•AVE – 10 e 11/9 – 14h, Forte Santo Antônio

•EPA – 10 e 11, 14h, Forte Santo Antônio

•Encante – 10 e 11/9, 14h – Forte Santo Antônio

•Prove – 18/9, 14h - Sala Alexandre Robato (Biblioteca Central dos Barris)

>> Baixe aqui a programação completa de todas as Direc

Notícias Relacionadas