Contratada por meio do Primeiro Emprego, jovem conta como se sente realizada no HGRS

Foto: Asccom/HGRS

Moradora do bairro de Pau da Lima, em Salvador, a estudante Vanessa Novais Reis de Jesus, 20 anos, acredita que o ano de 2016 foi de muita sorte. Enquanto muitos torceram o nariz para o ano que passou, ela se viu bem longe da crise - foi aprovada no Programa Universidade Para Todos (ProUni), alcançando o sonho de cursar Logística, na Faculdade DeVry/Ruy Barbosa, e conquistou, ainda, a tão desejada vaga no mercado de trabalho, por meio do Projeto Primeiro Emprego, do Governo da Bahia, atuando no Almoxarifado Central do maior hospital do Norte e Nordeste, o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS).

A jovem afirma que já se sente realizada profissionalmente, apesar de enxergar um caminho de muito mais sucesso pela frente. “Todo empregador quer um funcionário com experiência, mas poucos dão a chance de experiência a uma pessoa que acaba de sair do Ensino Médio. Eu, hoje, consigo colocar em prática a teoria que aprendo na faculdade. Além disso, não dependo mais do meu pai para pagar minha graduação”.

>> Quer participar do programa Primeiro Emprego? Clique aqui para atualizar o seu cadastro

Vanessa, em quase um semestre no hospital, trabalhou na Comissão Setorial Permanente de Licitação (Copel - HGRS) e, após avaliação do seu perfil, foi transferida para o Almoxarifado. “Foi importante passar pela Copel, onde aprendi sobre licitações e contratos, mas o que eu queria mesmo era estar no Almoxarifado. Fiquei feliz quando o diretor me chamou e ofereceu a troca, principalmente pela possibilidade de também mexer nos sistemas. Me sinto, inclusive, capaz de resolver problemas em meu setor”.

Mesmo com outra formação anterior, como técnica em Logística pelo Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Luiz Pinto de Carvalho, Vanessa só havia tido uma oportunidade no mercado de trabalho, como estagiária. “Me formei em 2015 e fiquei o ano de 2016 praticamente todo sem trabalho. Foi aí que, no final de 2016, me inscrevi no ‘Primeiro Emprego’ e fui chamada menos de um mês depois. Foi muito rápido”. Ela enfatiza ainda estar adorando o seu trabalho. "Não penso, por enquanto, em atuar em um local diferente do hospital. Mas, se acontecer, tenho certeza que sairei daqui com um currículo bem melhor do que o currículo que entrei”.

Projeto Primeiro Emprego
Promovido pelo Governo do Estado, o PP é um projeto social que busca garantir a inserção de jovens egressos e estudantes da Educação Profissional no mercado de trabalho. Por contemplar aqueles com melhores resultados, estimula também uma maior dedicação na sala de aula. O HGRS conta, até o momento, com 11 jovens do ‘Primeiro Emprego’, distribuídos em setores administrativos e assistenciais. A meta do Governo é oferecer 4.500 vagas em 2016/17 e outras 4.500 em 2017/18, totalizando nove mil vagas para a Bahia.

Fonte: Ascom/Hospital Geral Roberto Santos (HGRS)