Conselho Estadual de Educação da Bahia descentraliza atividades e ‘CEE em Movimento’ chega a Vitória da Conquista

O ‘CEE em Movimento - Pensando a Educação em cada Pedacinho da Bahia’, iniciativa do Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE-BA), realiza sua segunda edição no município de Vitória da Conquista, nos próximos dias 17 e 18 de junho, no auditório do Colégio Estadual Professora Heleusa Figueira Câmara. Com o objetivo de descentralizar as atividades e de fortalecer a educação no Estado, assegurando a participação equitativa nas decisões educacionais, o CEE promove debates sobre educação antirracista, especial inclusiva e pautas concernentes ao desenvolvimento educacional de cada localidade, nesta edição: a interiorização do ensino superior na Bahia.

Foto ilustrativa

O encontro está dividido em dois dias de atividades intensivas e dinâmicas, numa agenda diversificada e inclusiva, planejada para garantir que todos os participantes tenham a oportunidade de contribuir com suas experiências e se beneficiar das discussões. A programação contempla plenárias temáticas focadas na nova resolução antirracista, abordando medidas estabelecidas pelo Conselho para combater o racismo no ambiente educacional e promover a igualdade racial em todo o sistema estadual de ensino da Bahia, e na educação especial inclusiva, em que serão debatidas práticas e políticas para assegurar a inclusão, alicerçadas nas leis e nas resoluções do CEE.

O debate sobre a interiorização do ensino superior na Bahia contará com a participação do conselheiro Paulo Gabriel Nacif e o deputado federal Waldenor Pereira, abordando, principalmente, como as universidades podem contribuir para o crescimento e a prosperidade das comunidades locais, fazendo referência a Vitória da Conquista. Os conselheiros ainda visitarão as escolas do município, como oportunidade para conhecer de perto as práticas pedagógicas e a realidade da região, e serão realizados atendimentos da equipe técnica que estará disponível para ouvir demandas, sugestões e esclarecer dúvidas das comunidades.

Para o presidente do CEE-BA, Roberto Gondim, ao levar o ‘CEE em Movimento’ para o interior e, especialmente, para Vitória da Conquista, o Conselho garantirá uma representação mais diversificada e abrangente da comunidade educacional, possibilitando que todos os cidadãos tenham a oportunidade de participar ativamente na construção de um sistema educacional mais inclusivo e equitativo. “Vitória da Conquista sempre esteve entre os municípios a serem contemplados com o ‘CEE em Movimento’, por sua rica história de possibilidades proporcionadas pelo fortalecimento do ensino superior, desempenhando um papel crucial na construção de uma sociedade mais justa e equitativa para todos. Através desse evento, reforçamos nosso compromisso com uma educação inclusiva e democrática, garantindo que cada 'pedacinho da Bahia' tenha voz ativa nas decisões que moldam o futuro do nosso sistema educacional”, disse o presidente Gondim.

Como gestor do Complexo da Gestão Democrática da Educação Conselheiro Valmir Sampaio, o CEE reforça e fortalece a gestão democrática e participativa através deste Movimento, que promove um diálogo contínuo com as universidades estaduais, os conselhos municipais e a comunidade escolar, pública ou particular, enriquecendo as políticas e práticas educacionais em todo o estado.

O ‘CEE em Movimento’ também amplia a homenagem ao Conselheiro Valmir ao incluir ‘Pedacinho da Bahia’ no título do projeto, uma referência carinhosa à forma como ele chamava Amargosa, sua cidade natal, de ‘Pedacinho do Brasil’.

SERVIÇO

‘CEE em Movimento - Pensando a Educação em cada Pedacinho da Bahia’ – 2ª Edição: Vitória da Conquista. Data: 17 e 18 de junho de 2024, próximas segunda e terça-feira. Horário: Das 8h30min às 18h. Local: Auditório do Colégio Estadual Professora Heleusa Figueira Câmara