Concurso vai premiar textos sobre igualdade e gênero

Estão abertas até o dia 30 de setembro as inscrições para a 9ª edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, promovido pelo Governo Federal, por meio da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM). Com o objetivo de estimular a reflexão em torno de todas as formas de discriminação, a iniciativa é dirigida a estudantes de ensino médio, graduação e pós-graduação. O Prêmio contempla concursos de redação, artigos científicos e relatos de projetos e ações pedagógicas.

Os artigos e redações devem ter como foco as questões da igualdade de condições entre mulheres e homens, considerando reflexões envolvendo formas de discriminação sexual, étnica, racial e por orientação. As inscrições são feitas, exclusivamente, por meio do endereço www.igualdadedegenero.cnpq.br. Na página, o candidato encontrará, além da ficha de inscrição, o regulamento e outras informações sobre o Prêmio.

Conheça a página sobre a Lei 10.639

Estudantes do ensino médio poderão participar do concurso inscrevendo redações, contendo de duas a quatro páginas (entre 1000 e 1500 palavras). A premiação acontecerá em duas etapas. Na fase estadual, 24 candidatos serão premiados com um computador, e, na etapa nacional os vencedores receberão laptops, impressoras multifuncionais e Bolsas de Iniciação Científica Júnior (CNPq) com vigência de 12 meses. Já os estudantes de graduação, mestrado e doutorado podem participar com artigos científicos, e a premiação varia entre R$ 5 e 10 mil.

Projetos Pedagógicos – Os docentes também podem participar do Prêmio, inscrevendo suas experiências na categoria “Escola Promotora da Igualdade de Gênero”. Os relatos de projetos e ações pedagógicas de promoção à igualdade executados nas escolas de ensino médio e ensino médio integrado à educação profissional deverão abordar questões sobre discriminação entre mulheres e homens, raça ou orientação sexual, em um formato de 10 a 15 páginas. O concurso premiará o melhor trabalho de cada estado com R$ 10 mil.

O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero não aceitará a inscrição de planos de trabalho, projetos de pesquisa e trabalhos incompletos, com resultados parciais.