Concurso de Poesia e Redação premia jovens e crianças de escolas baianas

Palavras-chave:
Foto: Ascom/Fundação Pedro Calmon

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Crianças e jovens que gostam de escrever sentiram o prazer pessoal de ter seus trabalhos apreciados por profissionais da área e também serem premiados no II Concurso para Escritores Escolares de Poesia e de Redação 2015, iniciativa da Diretoria do Livro e Leitura (DLL) da Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura do Estado. A cerimônia aconteceu na tarde de quarta-feira (29/7), na Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris) e contou com a participação de amigos, familiares e professores dos contemplados nas categorias Poesia e Redação. O concurso foi direcionado para estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares da Bahia.

Presente na cerimônia, o diretor geral da Fundação Pedro Calmon, Zulu Araújo, entregou o prêmio aos contemplados de primeiro lugar nas categorias e ressaltou a iniciativa do concurso: “A leitura permite conhecer novas ideias e horizontes e possibilita nos expressar melhor, por isso, é necessário estimular nossos jovens no universo do livro e da leitura”, destacou.

“A leitura permite conhecer novas ideias e horizontes e possibilita nos expressar melhor", Zulu Araújo, diretor da Fundação Pedro Calmon

Além de uma iniciativa em conformidade com o Plano Estadual do Livro e da Leitura (PELL-BA), o diretor do Livro e da Leitura (DLL/FPC), João Vanderlei de Moraes Filho João ressaltou que o concurso é uma ação em prol do conhecimento dos estudantes escritores. “Este evento mostrou que é possível dialogar com ambas as redes educacionais do estado. Conseguimos sair do eixo capital e recôncavo e atingir sete cidades em cinco territórios distintos, descentralizando os projetos da FPC no Estado. Além disso, fortalecemos e possibilitamos o primeiro passo para que estes escritores montem suas bibliotecas, proporcionando mais conforto para suas pesquisas”, enfatizou o diretor.

Ganhadores
A estudante do ensino fundamental II do colégio Estadual Nogueira Passos, Beatriz Vitória, 15 anos, primeiro lugar na categoria Poesia, acrescentou: “Ainda não caiu a ficha. Gosto de ler e de escrever e achei incrível ter sido uma das contempladas. Agora, isso me motivou a produzir textos, sempre primando ainda mais pela qualidade”, disse Beatriz, que gosta de livros de ficção científica estrangeira e de romances de autores brasileiros. Samuel Dantas, de 7 anos, do colégio Escola Experimental, colocado no terceiro da categoria redação, declarou que doará posteriormente seus livros. “É preciso que outras crianças e jovens tenham acesso aos livros, por isso, depois que conhecer as histórias dos livros irei dar para outras pessoas”, disse Dantas, que escreveu um texto intitulado “A mãe natureza”.

"Isso me motivou a produzir textos, sempre primando ainda mais pela qualidade”, estudante Beatriz Vitória

Contemplado com menção honrosa na categoria Poesia, o estudante Antônio de Lucas, 12 anos, que mora em Santa Bárbara, distante 150 km de Salvador, explicou que será congratulado em sua cidade. “Recebi muitos parabéns pelo meu desempenho. Soube que as pessoas farão uma homenagem como forma de estimular os estudantes a tomar gosto pela literatura”, disse Lucas, feliz.

Premiação
O 1º lugar receberá 100 livros, o 2º ganhará 75, o 3º levará 50 bibliografias para casa e os contemplados com Menção Honrosa receberão 30 livros como prêmio. Participaram da solenidade de premiação na quarta (29), o escritor, professor universitário e membro da Academia de Letras da Bahia (ALB), Aleilton Fonseca, o produtor cultural e idealizador do Sarau da Onça, Sandro Sussuarana, além do diretor do Livro e da Leitura (DLL/FPC), João Vanderlei de Moraes Filho, que também é idealizador do concurso, escritor e poeta. Encerrando a programação, o Grupo Ágape, formado por jovens e adolescentes apresentou uma performance de poesia e música.

 


Diretoria
Vinculada à Fundação Pedro Calmon/SecultBA, a Diretoria do Livro e Leitura (DLL) é responsável pela execução e implementação das políticas públicas de fomento ao livro e estímulo à leitura. Está em seus objetivos incentivar a prática da leitura, promovendo eventos do setor, como leituras públicas com autores, oficinas de leitura, seminários, feiras, palestras e conferências sobre obras, autores e tópicos importantes da Literatura. Também compete à DLL a promoção do livro, fomentando a produção editorial, elaborando prêmios literários e editais que proporcionem às editoras o acesso a recursos públicos que permitam às mesmas aumentar e diversificar a produção de livros no Estado, dentre outras ações que integram os objetivos do Plano Estadual do Livro e Leitura (PELL).

 

Fonte: Fundação Pedro Calmon


 

Notícias Relacionadas