Concurso de Escritores Escolares promove passeio turístico em Salvador

Palavras-chave:
 
Foto: Amanda Moreno

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Os estudantes premiados do III Concurso de Escritores Escolares de Poesia e Redação, residentes fora da capital, tiveram um final de semana para nunca mais esquecer. À tarde de turista na cidade de Salvador aconteceu último sábado (17), quando os jovens saíram do hotel em direção ao Palacete das Artes Rodin Bahia, localizado na Graça.
 
O primeiro ponto de parada foi o Palacete, que pertenceu ao Comendador Bernardo Martins Catharino e teve seu projeto concluído em 1912. Lá, os jovens escritores conheceram algumas obras de Rodin, além de aprenderem sobre a arquitetura e história do casarão. O passeio também foi promovido pela Diretoria do Livro e da Leitura (DLL) – vinculada à Fundação Pedro Calmon/ SecultBA, responsável pelo III Concurso e pela vinda dos estudantes.
 
"Estou muito contente com essa programação. Já tinha vindo a Salvador, mas não conheci os pontos turísticos culturais, conheço pouco da cidade e da arte daqui", disse Matheus Araújo, de Feira de Santana, premiado em 2º lugar na categoria Redação Ensino Médio.
 
Estava em cartaz no Palacete a exposição "Tropicália: Régua e Compasso", com fotografias, esculturas, quadros, e textos de artistas como Walter Smetak, Lina Bo Bardi, Lia Robatto, Yanka Rudzka, Carybé, Juarez Paraíso e Pierre Verger, nas décadas de 1950 e 1960.
 
Samuel Shiva, que recebeu menção honrosa na categoria Poesia Fundamental II, ficou empolgado com a exposição: "eu adoro arte, meu pai é artista plástico e é uma experiência única apreciar obras de artistas tão renomados que passaram por aqui".
 
Já Isabel do Nascimento, avó de Felipe Sacramento, vencedor em 3º lugar na categoria Redação Fundamental I, não conteve o orgulho que sentia do neto: "ele tem apenas nove anos é bem desenvolvido para idade dele. Gosta muito de escrever e é uma alegria poder acompanhar ele nesse passeio, pois também aprendi muito".
 
Após o passeio no Palacete, os escritores seguiram rumo ao Centro Histórico de Salvador, subiram o Elevador Lacerda e conheceram o palco da história e da cultura popular negra de Salvador. Lá, os estudantes assistiram ao ensaio do coral na Igreja de São Francisco, e ao ensaio da banda Escambo, na Praça Pedro Arcanjo.
 
"Pela primeira vez a premiação está com moldes diferentes. Além desse passeio em alguns pontos turísticos de Salvador, a premiação acontece com convidados de renome do campo das letras", disse a diretora do DLL, Mariângela Nogueira.
 
Diretoria
Vinculada à Fundação Pedro Calmon/SecultBA, a Diretoria do Livro e Leitura (DLL) é responsável pela execução e implementação das políticas públicas de fomento ao livro e estímulo à leitura. Está em seus objetivos incentivar a prática da leitura, promovendo eventos do setor, como leituras públicas com autores, oficinas de leitura, seminários, feiras, palestras e conferências sobre obras, autores e tópicos importantes da Literatura. Também compete à DLL a promoção do livro, fomentando a produção editorial, elaborando prêmios literários e editais que proporcionem às editoras o acesso a recursos públicos que permitam às mesmas aumentar e diversificar a produção de livros no Estado, dentre outras ações que integram os objetivos do Plano Estadual do Livro e Leitura (PELL).

Notícias Relacionadas