Concurso cultural on-line mobiliza estudantes do CETEP da Bacia do Rio Corrente, em Santa Maria da Vitória

Um concurso virtual de produções textual, musical, audiovisual e visual está mobilizando os estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) da Bacia do Rio Corrente, no município de Santa Maria da Vitória. Idealizado por gestores, coordenadores pedagógicos e professores da unidade escolar, o projeto – que tem como tema “Impactados: registros do nosso novo mundo” – visa estimular e valorizar a expressividade estudantil de suas vivências e sentimentos construídos durante o período da pandemia do novo Coronavírus, motivo da suspensão das aulas nas redes de ensino. O concurso, conforme os envolvidos, vem contribuindo para reforçar o vínculo entre a escola e os estudantes neste período de isolamento social.

A proposta de criar o "Concurso Virtual CETEP Cultural", aliando a atividade às demais ações e projetos educativos, busca possibilitar a continuidade dos convívios pedagógico e afetivo entre educadores e estudantes, como explica a coordenadora pedagógica Hélida Barros. “Acreditamos que as suspensões da rotina escolar, dos encontros com os colegas, do convívio com os professores e funcionários, das atividades pedagógicas, da alimentação, dentre outros, provocariam medo e incertezas em nossos estudantes. Sentimos a necessidade de reinventar, para este momento, outras ações já valorizadas no espaço escolar. Tomamos como referência os projetos artísticos e culturais já desenvolvidos, sendo que, desta vez, o objetivo é que eles expressassem os sentimentos desencadeados pelo contexto da pandemia”, conta a educadora.

A estudante Noadia Kelly Souza Santos, 20, do curso técnico de Administração, fala sobre a iniciativa do projeto e a sua participação. “Este concurso é uma ótima forma de incentivar a nossa criatividade e a produção artística, assim como ajuda a passar o tempo fazendo algo produtivo e divertido. Eu vou apresentar um curta de animação, que faz uma reflexão sobre o momento atual e que mostra um pouco dos meus sentimentos em relação a esse inesperado momento de pandemia que estamos vivendo, com isolamento social, que nos faz repensar sobre o que realmente importa para as nossas vidas e sobre a valorização das pessoas que amamos”.

Guilherme Matos Araújo, 16, estudante do curso técnico de Informática, também comenta sobre a iniciativa. “Estou tendo uma experiência muito boa neste concurso, é muito bacana a iniciativa da escola. Eu, que estou iniciando minha carreira musical, aprendi muita coisa no processo de criação. Irei apresentar a música ‘Mundo afetado’, de minha autoria, que fala sobre o momento que a gente está vivendo. O instrumental que foi usado nela é gratuito, peguei na internet e gravei em cima”. A também estudante Alcione Machado Ferreira, 43, do curso técnico de Administração, também apresentará uma canção: “Tempestade pandêmica”, letra dela e música feita em parceria com Marcelo Machado Ferreira. “Participar deste concurso significa demonstrar o quanto necessitamos conhecer toda a nossa realidade. Ainda que de forma sintetizada, a minha música é um desabafo gigante”.

Sobre o concurso - A proposta do concurso é 100% virtual. Os estudantes recebem a ficha de inscrição e o regulamento do concurso em um aplicativo de comunicação usado pelas turmas e as produções desenvolvidas são encaminhadas através do correio eletrônico. A análise, seleção e classificação das produções estão a cargo de uma comissão organizadora, formada por professores. Na primeira semana de retorno às aulas, as produções de maior expressividade participarão de uma exposição e culminância no espaço escolar, sendo que o primeiro lugar de cada categoria receberá um prêmio e os demais participantes, um certificado de participação.