Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: estudantes › Notícia › Complexos Integrados de Educação da SEC dialogam sobre gordofobia e empoderamento feminino, no Conexões
Complexos Integrados de Educação da SEC dialogam sobre gordofobia e empoderamento feminino, no Conexões
Publicado em sab, 13/11/2021 - 11:29 por ASCOM
Palavras-chave:
Em nome do movimento “Vai ter gorda”, Adriana Santos, que foi miss plus size Bahia, se posicionou sobre a importância de discutir a temática dentro da comunidade escolar e acadêmica. “O diálogo sobre o respeito às diferenças, à diversidade e à corporeidade é essencial que se inicie cedo nesses espaços para construirmos um novo olhar sobre os corpos e para que a gente possa desmistificar a palavra gorda e desconstruir estereótipos de beleza, padrões e construir um novo ideal de sociedade, pautada no respeito ao próximo, na inclusão e na representatividade”.
Responsável pelos projetos artísticos escolares do Rubem Dario, como os de teatro, dança e a fanfarra, a professora de Filosofia e História, Valdinéia Souza também falou sobre a importância do tema. “A gente tem que se aceitar, sem aqui romantizar a obesidade por ser uma questão de saúde. Mas defendo que a gente tem que se amar, se valorizar, se empoderar, gostar de si antes de gostar do outro e não aceitar discursos como este: você tem um rosto tão lindo, porque não emagrece? Daí a importância do debate sobre a questão da gordofobia, desde o ambiente escolar”.
A consultora de Imagem e Estilo Pessoal, Tati Peltier, destacou que a discriminação e exclusão pelas diferenças sempre existiu. “A intolerância ao corpo gordo tem tomado proporções devastadoras na formação de crianças e adolescentes que, desde cedo, são exigidos deles o ‘corpo magro’. Por este e outros motivos, é relevante a discussão sobre a estigmatização dos corpos gordos dentro dos espaços educacionais. Gordofobia, assim como racismo e outras formas de discriminação e preconceito, é inaceitável”.
Mediador do debate, o coordenador de Articulação entre Educação Superior e Educação Básica para os CIEs, Robson Costa, reforçou sobre a motivação da escolha do tema. “O Conexões deste sábado, no qual discutimos o empoderamento feminino e o preconceito que as mulheres gordas sofrem, foi um programa que falou de superação, resistência e resiliência dentro de uma sociedade conservadora, hipócrita e que não respeita as diferenças”. Esta edição contou, também, com desfile de moda das modelos Gilsilene Santos, Catia Rocha, Carla Matos, Nadjane Morais e Andréia Santana.
Notícias Relacionadas
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro
-
PIBID divulga relação de projetos selecionados e inicia inscrições
-
Coordenadores pedagógicos conhecem estrutura da gestão pública e possibilidades de desenvolvimento na carreira