Competições esportivas movimentam 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual

Fotos: Geraldo Carvalho Ascom/Educação

No 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual, que acontece nos dias 2, 3 e 4 de dezembro, na Arena Fonte Nova, em Salvador, 1.250 estudantes participam das etapas finais das competições dos Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp). O Jerp tem como objetivo fortalecer a cultura corporal e as práticas esportivas no currículo da educação básica, tendo como princípios a diversidade, ética, integração, socialização, inclusão, participação, cooperação, regionalismo e emancipação.

Entre as modalidades disputadas, estão: basquete, futsal, handebol, vôlei, xadrez e judô. Os jogos são organizados em todas as regiões da Bahia, integrando os estudantes de diversas escolas. “É muito legal porque a gente participa das competições com outras escolas e faz amigos”, diz o estudante Brendo Almeida dos Santos, do Colégio Estadual Ministro Aliomar Baleeiro, que participou do Jerp no 3º Encontro Estudantil, integrando a equipe de basquete do colégio.

Capoeira - O Jerp também evidencia a capoeira com o Festival de Capoeira, que acontece no dia 04 de dezembro. O festival já faz parte das ações da Secretaria da Educação do Estado, com o objetivo de divulgar, democratizar e qualificar a inserção e manutenção desse importante conhecimento no espaço escolar. Cerca de 400 estudantes, incluindo os estudantes portadores de deficiências, participam das oficinas ministradas por mestres e capoeiristas.

4º Encontro Estudantil - Mais de 20 mil estudantes da rede estadual de ensino deverão participar do 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual. Vindos de todas as regiões do Estado, os alunos irão expor produções científicas, artísticas, esportivas e culturais desenvolvidas durante o ano letivo nas escolas. A abertura oficial será no dia 02 de dezembro, às 8h30, na Arena Fonte Nova. O evento é gratuito e aberto à participação das famílias e do público em geral.