Comissão julgadora seleciona trabalhos artísticos para o 2º Encontro Estudantil

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza, nesta quarta (16/10) e quinta-feira (17/10), no Conselho de Cultura, no Campo Grande, a seleção das criações artísticas produzidas pelos estudantes da rede estadual de ensino, que farão parte do 2º Encontro Estudantil, que acontecerá em novembro, em Salvador. Uma comissão julgadora, formada por intelectuais e artistas, selecionará as obras finalistas dos projetos estruturantes Festival Anual da Canção Estudantil (Face), Tempos de Arte Literária (TAL) e Produção de Vídeos Estudantis (Prove), de todas as regiões do Estado.

Exposição do AVE na Assembleia Legislativa 2013

Das 165 produções artísticas finalistas regionais do Face, TAL e Prove encaminhados pelas Diretorias Regionais de Educação (Direc) de todo o Estado, os jurados selecionarão 63 finalistas para a culminância estadual, em novembro. O 2º Encontro Estudantil contará com 33 obras literárias no Sarau do TAL, 15 canções do Face e 15 vídeos do Prove, além de 99 obras do projeto Artes Visuais Estudantis (AVE) e 33 do projeto Educação Patrimonial e Artística (EPA), que não possuem pré-seleção. A produção artística dos finalistas gira em torno de 300 obras.

“Tivemos um crescimento na participação estudantil no Estado inteiro. Cerca de 1.200 unidades escolares aderiram aos projetos artísticos, inclusive escolas indígenas e quilombolas. A participação dos estudantes, por intermédio da experiência criativa, revela a complexidade e mostra a riqueza da diversidade cultural da Bahia na visão estudantil”, disse a coordenadora de Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação, Nide Nobre.

A coordenadora ressalta, ainda, que, nesse processo de culminância dos projetos estruturantes, as Diretorias Regionais de Educação têm um papel importante. “É preciso ressaltar o empenho com que as Direc lidam com a questão da arte estudantil”, reconhece Nide Nobre.

Culminância Estadual – A culminância estadual dos projetos estruturantes acontece dentro da programação do 2º Encontro Estudantil Todos pela Escola, de 27 a 29 de novembro, juntamente com a Feira de Ciências, a Feira de Matemática e os Jogos Estudantis. A programação do encontro inclui, ainda, conferências, oficinas e workshops. Os finalistas dos projetos artísticos vão contar com cursos preparatórios que acontecerão em estúdios, oficinas musicais, literárias e de voz.

Comissão Julgadora do Face

J. Veloso, Paulinho Boca de Cantor, Maria Auxiliadora Wanderley, Ana Paula Albuquerque e Márcia Rios.

Comissão Julgadora do TAL

Lucília Coimbra, Washington Queiroz, Cláudia Santos, Maria de Fátima  da Cruz e Regina Gramacho.

Comissão Julgadora do Prove

Humberto Alves, Gabriela de Paula, Rodrigo Luna, Rafael Saraiva e Marcelo Matos.