Começam cursos e oficinas do Centro Juvenil de Vitória da Conquista

Foto: divulgação
Estudantes da rede estadual matriculados nos cursos e nas oficinas do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Vitória da Conquista iniciaram as aulas, nesta segunda-feira (18). Neste semestre, estão sendo ofertados 11 cursos, com 25 vagas para cada um, e estão participando cerca de 300 estudantes, divididos em 13 turmas. As atividades são direcionadas aos alunos do 9° ano do Ensino Médio, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação Profissional e Tecnológica.

Aluna do curso técnico em Alimentos do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Saúde Adélia Teixeira, Mara Marchini, 46, conta como se interessou em fazer um dos cursos do CJCC e fala do seu encantamento já no primeiro dia de aula. “Quando a equipe do CJCC foi no CEEP apresentar para nós, alunos, as oportunidades de cursos e oficinas oferecidas, logo me entusiasmei com ‘Mutantes”, que trabalha com a biotecnologia, porque quando se trata de genética, que é onde tudo começa, logo me interesso. E estou aqui adorando e fui logo abraçada pelos meus meninos, que é como chamo os jovens colegas”.

Já o estudante Luiz Henrique Lima, 19, concluiu o Ensino Médio no final de 2018, mas não quis se afastar do convívio da comunidade escolar do CJCC. “Daí me dispus a ser monitor voluntário para contribuir com os alunos que encontram nos cursos e oficinas aqui oferecidos; uma forma de ampliar os seus conhecimentos em áreas diversas. O CJCC tem um diferencial muito importante que é oferecer uma oportunidade aos estudantes de vivenciarem os conteúdos na prática, fazendo um link com o que é aprendido nas aulas do ensino regular”, avalia ele, que pretende ingressar em uma faculdade de Ciências Biológicas.

A diretora do CJCC de Vitória da Conquista, Alice Irigoyen, fala sobre as expectativas para este semestre. “Estamos bem animados, com as turmas fechadas, trabalhando nos cursos e oficinas temáticas atrativas, lúdicas, que facilitam o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes que, aqui, têm a oportunidade de aprimorar os conteúdos do ensino regular”.

Oferta
Os cursos e oficinas ofertados são: Robótica; Mundo invisível; Mutantes; Studio plantas; Quadrinhos em rede; Cosplay; Aventuras em série; F5; Fanfic;1+1 é mais que 2; Na medida - IEED/Normal; e É da $ua conta? – Polivalent.

Sobre os Centros Juvenis
Iniciativa da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, os Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) promovem a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes. Nos centros são oferecidas diversas atividades culturais e de acesso ao conhecimento científico, como cursos e oficinas realizadas de forma lúdica em ambientes interativos. Os demais CJCC – Salvador, Senhor do Bonfim, Barreiras, Itabuna, Jequié e Feira de Santana – já iniciaram as suas atividades deste semestre.