Colégios estaduais realizam simulados e aulões na reta final de preparação para o ENEM

Palavras-chave:
Faltam sete dias para a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio, que acontece no próximo domingo (4), e os estudantes da rede estadual de ensino estão intensificando os estudos para a realização das provas, que também serão aplicadas no dia 11 de novembro. Aulões, simulados e revisões de conteúdos estão entre as estratégias adotadas pelos professores em sala de aula.
 
Nesta terça-feira (30), por exemplo, a partir das 8h, os estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Odorico Tavares, localizado no Corredor da Vitória, em Salvador, participam de um simulado. No Colégio Estadual Senhor do Bonfim, no bairro dos Barris, será realizado um aulão, nesta quinta-feira (1/11), às 14h, abordando o tema de Atualidades. O diretor, em exercício, do Odorico Tavares, Cristiano Rios, falou que o simulado vai envolver cerca de 300 estudantes. “Estamos realizando diversas ações de preparação dos alunos para o ENEM. Dentro desta iniciativa do simulado, realizamos uma prova, na última quinta-feira, com as disciplinas de Exatas e amanhã estaremos abordando os temas de Humanas”, conta.
 
EMITEC
Os estudantes, que moram em áreas remotas da Bahia e que estudam pelo Programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), irão participar e aulões de terça a quinta-feira (dias 30, 31 e 1/11). As aulas serão transmitidas, online e via satélite, direto dos estúdios do EMITEC localizados no Instituto Anísio Teixeira, na capital, e terão a participação de estudantes do curso de Música da Universidade Católica do Salvador (UCSAL). Ao todo, 6.129 alunos cursam o 3º ano do Ensino Médio pelo EMITEC. 
 
No interior, unidades escolares também realizam uma programação com aulões que abordam as diversas áreas do conhecimento, como no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Vale do Jequiriça, em Amargosa, que conta com a parceria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O estudante Diego Gabriel, 18 anos, do 4º ano do curso técnico de nível médio em Enfermagem, falou sobre a iniciativa. “Essas atividades extras aprimoram o nosso conhecimento, porque acabam sendo o momento de conferir os últimos detalhes e, também, têm uma característica mais descontraída, o que acaba resultando em uma ação mais dinâmica para os envolvidos”, contou.
 
Para os professores, o momento é de buscar o equilíbrio, conforme assegura Maria Bernadete Prates, que leciona Língua Portuguesa no Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, no bairro da Paz, em Salvador. “Agora, não é momento de desgastes. Aconselho que revisem os conteúdos dos quais já têm domínio para evitar ansiedade. E, nos dias das provas do ENEM, uma leitura atenta nas questões é essencial para o êxito nas respostas”.
 
ENEM 100% 
Como parte das estratégias de preparação dos estudantes para o exame, a Secretaria da Educação do Estado também realiza o projeto ENEM 100%, que compreende etapas como: mobilização nas unidades escolares, inscrição e registro dos inscritos e fortalecimento das aprendizagens com correções de provas, pelo Redijaê, e o ciclo de Aulões.  Além disso, a Secretaria da Educação do Estado disponibiliza mais de seis mil conteúdos digitais educacionais no Ambiente Educacional Web, no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). São conteúdos de todas as disciplinas das áreas de conhecimento e de todos os níveis de ensino, produzidos e/ou catalogados por educadores da Rede Anísio Teixeira.   
 
 

Notícias Relacionadas