Colégios estaduais intensificam preparação dos estudantes para o Enem

Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

A pouco mais de um mês para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dias 24 e 25/10, professores e estudantes da rede estadual de ensino buscam estratégias para otimizar o tempo e, principalmente, o processo de ensino e de aprendizagem. No Colégio Estadual Senhor do Bonfim, no bairro dos Barris, em Salvador, a professora de Português, Gilvanete dos Santos, realiza oficinas de texto a partir da leitura e discussão de contos e poemas da literatura brasileira. Na sequência, incentiva os alunos a produzirem vídeos (curtas) relacionados aos textos trabalhados, que são gravados pelo celular.

“Com isso, buscamos desenvolver neles o gosto pela leitura através de dois elementos que fazem parte da realidade dos jovens: o desafio e o uso da tecnologia”, afirma a professora Gilvanete. Em sala de aula, ela conta que sinaliza questões como conteúdo, estrutura e argumentação para que os estudantes pratiquem, em suas redações, o mesmo modelo exigido pelo Enem.

Além de iniciativas como estas, de professores que atuam por área do conhecimento, atividades interdisciplinares e em equipe mobilizam as escolas na reta final de preparação para o Enem. Para auxiliar os estudantes, unidades da rede estão desenvolvendo, também, simulados e aulões aos sábados letivos. Os estudantes do 3º ano do Colégio Mestre Paulo dos Anjos, no Bairro da Paz, também na capital baiana, estão tendo aulões por área – Humanas, Exatas e Linguagens –, sempre aos sábados pela manhã.

"Tem sido um reforço importante", estudante Sara Alves

“No caso de Língua Portuguesa, por exemplo, a cada aulão, trabalhamos com a produção de textos, sempre a partir de temas atuais e todas as questões são voltadas para o conteúdo voltado ao Enem”, destaca a professora de português, Roberta Lima, que realiza, também aos sábados, grupos de estudos focados na redação.

Sara Alves, 17 anos, aluna do 3º ano do Mestre Paulo dos Anjos, conta que os aulões têm sido um “importante incentivo” na sua preparação. Ela, que pretende cursar Direito, conta que, além de estudar em casa, à tarde e à noite, é assídua nos aulões. “Tem sido um reforço importante e o interessante é que, agora, fazemos as provas da unidade no sistema de provas do Enem, que é por área: Humanas, Exatas e Linguagem”.

No Colégio Estadual Senhor do Bonfim, os estudantes irão fazer, nos dias 25 e 26 de setembro, o simulado, com provas de redação, Português e Matemática. “Já estamos trabalhando com os alunos, visando a realização do simulado, que irá ocorrer nos mesmo moldes das provas do Enem, inclusive com a rigidez de horário para o início e término do mesmo”, afirma o diretor Jener Freire.

Internet e TV
A Secretaria da Educação do Estado  da Bahia também disponibiliza a página ‘De Olho no Enem’, com uma série de conteúdos digitais educacionais que contribuem na preparação para o Enem.  São 3.451 mídias, entre vídeos, imagens, áudios, textos, planilhas e sequências didáticas para utilização gratuita de alunos e professores. No portal, estão disponíveis, ainda, as aulas que são aplicadas aos estudantes do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec), cujos conteúdos também são transmitidos pela TVE Bahia e Canal Assembleia.