Colégios Estaduais da Cidade Baixa realizam Sarau de Poesia aberto à comunidade

Palavras-chave:
Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 
A poesia e a literatura promovendo a formação integral do estudante e estimulando o protagonismo juvenil. Estes são alguns dos objetivos do I Sarau de Poesias e Leituras com Roda de Conversa, que acontece na terça-feira (27), às 16h, no auditório do Complexo Educacional Oscar Cordeiro (Ceoc), em Água de Meninos, em Salvador. O evento será aberto ao público e uma das perspectivas é integrar escola-comunidade, escola-famílias, conforme propõe o programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação.

Além de identificar os poetas na escola, o evento contribui, também, para a divulgação de poesias estudantis e incentivá-los à participação no projeto estruturante Tempos de Arte Literária (TAL), promovido, anualmente, pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia. O sarau será realizado pelos Colégios Estaduais Landulfo Alves, Hamilton de Jesus Lopes, Centro Estadual de Educação Profissional da Bahia (Ceep-BA) e Centros Interdisciplinares (Cenint) – unidades que compõem o Ceoc.


“Este é um evento de arte e cultura importante para a formação integral dos estudantes", Joelina Esteves

O I Sarau de Poesias e Leituras com Roda de Conversa está mobilizando cerca de 50 estudantes. Os poetas classificados receberão brindes. Além da declamação das poesias, haverá a leitura de textos literários e um debate sobre a importância da consideração da arte e da cultura na Educação entre os estudantes do Ceoc e os poetas do I Concurso de Poesia Cenint, realizado recentemente.

“Este é um evento de arte e cultura importante para a formação integral dos estudantes porque, além da integração entre professores e alunos, incentiva os alunos a se sentirem autores e os estimulam a incorporar a visão de cidadania”, considera a vice-diretora do Complexo Educacional Oscar Cordeiro, Joelina Esteves.

A gestora destaca, ainda, a importância de discutir a pertinência da Arte e Cultura na formação dos estudantes. Para debater este e outros assuntos, foram convidadas para a Roda de Conversa a mediadora cultural do Teatro Sesc-Senac Pelourinho, Danila Maia, e a integrante do Grupo de Ações Literárias Poemize-se,  Heloisa Lima. Participam como convidados estudantes do Colégio Estadual Vitor Soares e da Hora da Criança, grupos de dança do Cenint e os coreógrafos e bailarinos Jean Gomes e Uosrron Alcântara.

Notícias Relacionadas