Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: estudantes › Notícia › Colégio no Bairro da Paz realiza mutirão de serviços e atrai as famílias para o ambiente escolar
Colégio no Bairro da Paz realiza mutirão de serviços e atrai as famílias para o ambiente escolar
O Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, localizado no Bairro da Paz, em Salvador, abriu suas portas, nesta quinta-feira (8), para receber estudantes de outras unidades escolares e moradores da comunidade local para a realização da 1ª Ação Cívico Social do Bairro da Paz. A iniciativa, realizada em parceria com a Base Comunitária Social do bairro, possibilitou a promoção de inúmeras atividades de cunho educativo e de inserção social, com destaque para serviços na área de Saúde e um torneio de xadrez.
Estudantes, pais de alunos e moradores em geral participaram, também de atividades como treino funcional (este direcionado às pessoas da melhor idade), biblioteca itinerante e apresentações musicais e de dança, além de terem usufruído de serviços como aferição de pressão arterial, testes de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), glicemia, massoterapia e aplicação de flúor. O estudante Antônio dos Santos, 15, 9º ano do Mestre Paulo dos Anjos, comentou sobre a realização da ação na sua escola. “Achei muito interessante e importante porque é uma forma de nos integrarmos para convivermos com respeito um pelo outro. Eu, particularmente, adorei o torneio de xadrez porque, como já sei jogar, foi uma oportunidade de me aperfeiçoar mais”.
A iniciativa de estimular a competição de xadrez na escola também foi elogiada pelo colega Juan Salvatori, 17, 1º ano. “É uma modalidade que mexe com raciocínio lógico, com Matemática e isto contribui para o nosso aprendizado. Esta aproximação da Base Comunitária Social com a nossa escola, através desta ação, é muito importante porque fortalece o pacto pela paz, que é o que todos nós desejamos para viver tranquilamente”. Além dos estudantes da unidade escolar anfitriã, participaram alunos de escolas municipais e estaduais de bairros como San Martim, Nordeste de Amaralina, Itinga e Arenoso.
A dona de casa Jacilene Figueredo, mãe do estudante Vandelson, 17, 9º ano, justificou a sua presença no evento: “Recebi o convite da direção da escola e fiz questão de vir porque é o lugar onde meu filho ganha conhecimentos e esta é uma oportunidade de nós, familiares, também adquirirmos novas experiências”. A professora de Química, Marlene Alves, reforçou a importância de a escola abrigar a família: “Nosso colégio não é uma instituição que vive à parte do bairro. É importante ela explorar a sua área de pertencimento para que aconteça a integração social, principalmente com os pais dos alunos”.
Movimentar o bairro em prol da defesa social foi o principal objetivo da ação, como destacou o vice-diretor do Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, Fernando Lima. “A proposta foi fomentar a integração da comunidade escolar com os moradores do Bairro da Paz, a partir do apoio de parceiros importantes, como a Base Comunitária Social e o Clube de Xadrez de Lauro de Freitas”.
O tenente Aymar Schindler, da Base Comunitária Social do Bairro da Paz, completou que a 1ª Ação Cívico Social do Bairro da Paz se baseou na lei estadual “Pacto pela Vida”, que preza a união dos órgãos de segurança pública com os demais órgãos sociais, secretarias e instituições. “Todos eles fazem parte do grande sistema de defesa social, que é saúde, cidadania, educação, esporte, lazer, cultura, entretenimento. Estes parceiros, como a SUDESB (Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia), a Faculdade Devry, que prestou serviços de fisioterapia, nutrição, massoterapia e odontologia, o Posto Municipal de Saúde e a Fundação Pedro Calmon, com ações de fomento à leitura, são fundamentais para que ações grandiosas como esta sejam bem sucedidas e deixem frutos”, destacou o tenente.
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga lista preliminar das escolas destaques no Prêmio Gestão da Aprendizagem
-
Colégio Barros Barreto recebe a 7ª edição do Novembro das Artes Negras, até sexta (dia 22)
-
Especialistas participam de debate na SEC sobre práticas pedagógicas em Educação étnico-racial
-
Estudantes da rede estadual se destacam no Concurso Jovem Jornalista 2024
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
Estudantes da rede estadual participam de experiência imersiva para estudar o aparelho digestivo