Colégio Estadual Thales de Azevedo mobiliza estudantes em dia dedicado à Matemática

Palavras-chave:
Foto: Divulgação
Para melhorar a assimilação e vencer os clássicos estigmas da Matemática, estudantes e professores do Colégio Estadual Thales de Azevedo, no bairro do Costa Azul, em Salvador, participaram, nesta terça-feira (31), do ThalesMat. Trata-se de um dia dedicado ao componente curricular por meio de uma série de atividades, como rodas de conversa e oficinas de Robótica, Culinária, Educação Financeira e Jogo de Xadrez. Além da participação de todas as turmas do Ensino Médio dos turnos matutino e vespertino, a iniciativa contou com a presença dos alunos do Programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) e dos cursos técnicos de nível médio, cujas aulas acontecem à noite, na unidade escolar.
 
Logo no início da manhã, os estudantes do 3º ano participaram de uma roda de conversa intitulada "Experiências e saberes – Enem com professores e ex-alunos da unidade escolar. O objetivo foi motivar os futuros universitários nesta reta final para o exame. A ex-aluna do colégio e estudante da Faculdade Baiana de Direito, Jéssica Andrade, 18 anos, participou do evento e elogiou a iniciativa. Na oportunidade, falou sobre pontos importantes da sua trajetória no Ensino Médio e da importância da Matemática e Redação, que, segundo ela, foram as propulsoras para seu ingresso na universidade.
 
“Vim contar um pouco da minha experiência como uma forma de motivar os estudantes e, também, fazer com que compreendam que a Educação pode transformar a vida da gente. O ThalesMat é uma iniciativa incrível, que demonstra que a Educação está acompanhando as mudanças da sociedade. É possível aprender de uma forma divertida, lúdica, sentindo, por exemplo, como a Matemática funciona na prática”, ressaltou Jéssica, que no próximo ano participará de um programa de intercâmbio na Universidade de Direito de Lisboa, em Portugal.
 
Para Alessandra Franco, 16 anos, que cursa o 2º ano do Ensino Médio, o ThalesMat está ajudando a desconstruir a ideia de que a Matemática é difícil e monótona, que é só número e cálculo. “Com estas oficinas, está sendo possível aprender Matemática com outro viés. Estamos descomplicando”, declarou a estudante, que, ao lado do professor Jurandi Vieira, estava aprendendo algumas regras da Matemática Financeira e as vantagens de saber utilizá-la no dia a dia, até mesmo para cortar em fatias iguais o bolo de aipim que o professor trouxe para dar mais sabor ao dia dos 25 estudantes que participavam da oficina.
 
O professor e idealizador do projeto, Fernando Araújo, acredita que a iniciativa proporcionou aos alunos enxergar a disciplina por uma outra ótica. “Tudo é Matemática. Ela está presente em tudo à nossa volta, na Medicina, na Engenharia, desde às situações mais simples às mais complexas. Queremos que nossos alunos entendam que seu aprendizado é importante e pode ser divertido também”, concluiu.
 
Fonte: Ascom/SEC

Notícias Relacionadas