Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: estudantes › Notícia › Colégio Estadual Helena Matheus realiza formatura do Ensino Médio
Colégio Estadual Helena Matheus realiza formatura do Ensino Médio
Publicado em sex, 10/02/2017 - 19:43 por Ascom/SEC
Palavras-chave:
Foto: Suâmi Dias - Ascom/Educação
O dia 10 de fevereiro de 2017 entra para a história de estudantes que concluíram o Ensino Médio, no ano letivo 2016, no Colégio Estadual Helena Matheus, no bairro de São Cristóvão, em Salvador. Nesta sexta-feira, 21 jovens vestiram as becas para receber o diploma de conclusão desta fase da vida escolar, em solenidade de formatura, que reuniu amigos e familiares, no auditório da Secretaria da Educação do Estado, no Centro Administrativo (CAB), com a presença do secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro.
Naisa Almeida, 18 anos, estava muito emocionada. Disse que fez amizades valiosas no colégio, onde também conquistou uma base educacional para encarar os desafios que virão. “Sonhei muito com este dia, de sair da escola e batalhar por minha profissão. Quero ser médica e vou buscar isso com empenho e dedicação. Não posso esquecer de agradecer aos meus pais por acreditarem em mim e à direção do Helena Matheus por acreditar em nós”, comentou.
Igualmente radiante estava Neusa Almeida da Silva, a mãe da formanda, que acompanhou a cerimônia abraçada à filha Naisa. “Eu estou muito feliz e emocionada por minha filha. Esse é um momento especial e eu como mãe que torce e apoia meus filhos, estou aqui para dividir esta emoção com ela. Agora é uma nova etapa, continuar estudando e ser médica, como ela sempre sonhou”, festejou.
O secretário Walter Pinheiro lembrou que teve a oportunidade de visitar recentemente a escola Helena Matheus e conheceu um pai de aluno que ali estudou e, além de matricular seus filhos na mesma unidade, colabora para a sua conservação. Pinheiro disse ainda que a formatura, apesar de ser um momento de despedida de colegas, marca uma trajetória que nunca vai ser esquecida por ninguém. “Vocês se encontraram durante vários e vários dias nesta escola e agora estão num processo de despedida, mas é uma despedida muito interessante, porque ainda que cada um trilhe seu caminho, ou faça a rota para o exercício daquilo que vocês tanto buscaram no interior da escola, vocês jamais vão se esquecer deste encontro”, destacou.
Pinheiro disse ainda que este é o momento de aprimorar vocações. “Na juventude é muito comum que a gente faça o encontro ‘do meu eu com a minha vocação’. Este é um dos momentos mais difíceis da vida. Neste momento sempre alguém acha que pode dizer qual o caminho que você poderia seguir, Porque muitas vezes o desejo de alguém que está de fora é o de sempre entregar o melhor, mas não necessariamente este ‘melhor’ tem a ver com o que é a vocação de cada um. Este apoio é importante, mas o mais importante é que o verdadeiro encontro ‘do meu eu com a minha vocação’ seja algo, inclusive, possível de ser descoberto. Ainda que de ajuda precisemos do pai, da mãe, do professor, da professora, do funcionário, o mais importante é que estes apoios sirvam para a gente firmar cada vez mais este encontro ‘do meu eu com a minha vocação’. Isso os levará a caminhos muito mais seguros e tornará a caminhada muito mais consistente”, destacou.
Para Joseane de Jesus dos Santos, 18, era preciso registrar cada momento em fotos que irão para as redes sociais e que ficarão guardadas, principalmente, na memória. “Batalhamos bastante para conquistar este momento. Planejamos durante todo o ano este dia, foram reuniões, discussões, e estar aqui hoje é uma grande vitória e um grande passo na minha vida”, comemorou.
Thaís Uelen Santos da Silva também estava se sentindo realizada. “É um momento muito importante para mim. Esperei por este dia o ano inteiro. Estudei, me dediquei, procurei não faltar às aulas para conseguir concluir com êxito o Ensino Médio. Estou muito feliz”, ressaltou. Já o colega Gabriel Fernandes Dias Azevedo, 20, ao mesmo tempo em que celebrava a formatura, já estava pensando nos próximos passos. “A partir de agora é focar na universidade, fazer o curso que sempre sonhei e trabalhar”.
A solenidade também contou com a participação de professores, professoras, funcionários e da diretora da escola, Liliane Fonseca, além de superintendentes, diretores e coordenadores e técnicos da Secretaria.
Notícias Relacionadas
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro
-
PIBID divulga relação de projetos selecionados e inicia inscrições
-
Coordenadores pedagógicos conhecem estrutura da gestão pública e possibilidades de desenvolvimento na carreira