Colégio Estadual Helena Matheus realiza formatura do Ensino Médio

Foto: Suâmi Dias - Ascom/Educação

O dia 10 de fevereiro de 2017 entra para a história de estudantes que concluíram o Ensino Médio, no ano letivo 2016, no Colégio Estadual Helena Matheus, no bairro de São Cristóvão, em Salvador. Nesta sexta-feira, 21 jovens vestiram as becas para receber o diploma de conclusão desta fase da vida escolar, em solenidade de formatura, que reuniu amigos e familiares, no auditório da Secretaria da Educação do Estado, no Centro Administrativo (CAB), com a presença do secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro.

Naisa Almeida, 18 anos, estava muito emocionada. Disse que fez amizades valiosas no colégio, onde também conquistou uma base educacional para encarar os desafios que virão. “Sonhei muito com este dia, de sair da escola e batalhar por minha profissão. Quero ser médica e vou buscar isso com empenho e dedicação. Não posso esquecer de agradecer aos meus pais por acreditarem em mim e à direção do Helena Matheus por acreditar em nós”, comentou.

Igualmente radiante estava Neusa Almeida da Silva, a mãe da formanda, que acompanhou a cerimônia abraçada à filha Naisa. “Eu estou muito feliz e emocionada por minha filha. Esse é um momento especial e eu como mãe que torce e apoia meus filhos, estou aqui para dividir esta emoção com ela. Agora é uma nova etapa, continuar estudando e ser médica, como ela sempre sonhou”, festejou.

O secretário Walter Pinheiro lembrou que teve a oportunidade de visitar recentemente a escola Helena Matheus e conheceu um pai de aluno que ali estudou e, além de matricular seus filhos na mesma unidade, colabora para a sua conservação. Pinheiro disse ainda que a formatura, apesar de ser um momento de despedida de colegas, marca uma trajetória que nunca vai ser esquecida por ninguém. “Vocês se encontraram durante vários e vários dias nesta escola e agora estão num processo de despedida, mas é uma despedida muito interessante, porque ainda que cada um trilhe seu caminho, ou faça a rota para o exercício daquilo que vocês tanto buscaram no interior da escola, vocês jamais vão se esquecer deste encontro”, destacou.

Pinheiro disse ainda que este é o momento de aprimorar vocações. “Na juventude é muito comum que a gente faça o encontro ‘do meu eu com a minha vocação’. Este é um dos momentos mais difíceis da vida. Neste momento sempre alguém acha que pode dizer qual o caminho que você poderia seguir, Porque muitas vezes o desejo de alguém que está de fora é o de sempre entregar o melhor, mas não necessariamente este ‘melhor’ tem a ver com o que é a vocação de cada um. Este apoio é importante, mas o mais importante é que o verdadeiro encontro ‘do meu eu com a minha vocação’ seja algo, inclusive, possível de ser descoberto. Ainda que de ajuda precisemos do pai, da mãe, do professor, da professora, do funcionário, o mais importante é que estes apoios sirvam para a gente firmar cada vez mais este encontro ‘do meu eu com a minha vocação’. Isso os levará a caminhos muito mais seguros e tornará a caminhada muito mais consistente”, destacou.

Para Joseane de Jesus dos Santos, 18, era preciso registrar cada momento em fotos que irão para as redes sociais e que ficarão guardadas, principalmente, na memória. “Batalhamos bastante para conquistar este momento. Planejamos durante todo o ano este dia, foram reuniões, discussões, e estar aqui hoje é uma grande vitória e um grande passo na minha vida”, comemorou.

Thaís Uelen Santos da Silva também estava se sentindo realizada. “É um momento muito importante para mim. Esperei por este dia o ano inteiro. Estudei, me dediquei, procurei não faltar às aulas para conseguir concluir com êxito o Ensino Médio. Estou muito feliz”, ressaltou. Já o colega Gabriel Fernandes Dias Azevedo, 20, ao mesmo tempo em que celebrava a formatura, já estava pensando nos próximos passos. “A partir de agora é focar na universidade, fazer o curso que sempre sonhei e trabalhar”.

A solenidade também contou com a participação de professores, professoras, funcionários e da diretora da escola, Liliane Fonseca, além de superintendentes, diretores e coordenadores e técnicos da Secretaria.