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CNPq concede bolsas de iniciação científica a estudantes do Ciência na Escola
Publicado em qua, 27/03/2019 - 16:07 por ASCOM
Palavras-chave:
Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação
O subsecretário Danilo Souza, que representou o secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, na atividade, falou sobre a vinculação dos projetos com a realidade dos estudantes e com os locais onde eles vivem. “Chego aqui e tomo um banho de criatividade, beleza e sensibilidade dos nossos estudantes. É uma energia criativa incrível. Estou muito orgulhoso do potencial dessa juventude e de seus educadores. Podemos ver que a Ciências é mesmo um elemento importante para a construção da escola cidadã. As feiras de Ciência, a ideia de empreendedorismo e as soluções que esses jovens encontram para os problemas locais de forma contextualizada me chamaram muito a atenção. Não é a pesquisa pela pesquisa ou o exercício de um método científico, mas principalmente o pensar a sua comunidade, os problemas que ela tem e a solução prática. Isso é a grande marca do que vi nos experimentos”.
Empolgados com a possibilidade de aprimorarem seus trabalhos, os estudantes selecionados à bolsa oferecida pelo CNPq falaram sobre seus planos futuros. Uma das contempladas, Amanda Suiane Souza, 16, do Colégio Estadual Getúlio Vargas, no município de Casa Nova, falou sobre o seu contentamento com a oportunidade de dar seguimento ao projeto Pomada cicatrizante da casca de jurema. “Estou muito feliz por este reconhecimento e vai ser uma chance de aprimorarmos mais o nosso trabalho, que considero relevante, especialmente para a população diabética, que tem dificuldade na cicatrização de feridas por conta da doença. Então, nosso objetivo, a partir de agora, será potencializar a comercialização da pomada”, comemora a estudante, autora do trabalho junto ao colega Ícaro da Silva.
O estudante Nicássio dos Reis, que junto com o colega Andérson da Silva, protagonizou o projeto “Caminhão bombeiro”, também falou da sua alegria de ter tido o seu trabalho premiado, idealizado para contribuir no combate de incêndios na cidade, na ausência do corpo de bombeiro. “Com esta bolsa, acredito que vamos poder incrementar o nosso caminhão, que tem um sistema eletrônico inovador e eficaz. Queremos avançar tecnologicamente o nosso projeto e poder instalá-lo em várias cidades”, planeja.
Outras atividades
Dentro da programação do último dia da mostra do Ciência na Escola, professores e estudantes participaram das oficinas de formação do Instituto Alana e do Museu Virtual da Bata do Feijão. Membro do Alana, André Gravatá explicou que o instituto paulista atua com o intuito de fortalecer, no Brasil, uma rede de pessoas que cuidem da Educação com um novo olhar, dando visibilidade para ações protagonizadas por crianças e jovens que estão transformando as suas realidades. “O Criativos na Escola, um dos nossos programas, é conectado à prática do protagonismo juvenil e, em parceria com a SEC, por meio do Ciência na Escola, promove formações e conta a histórias de trabalhos interessantes, como é o caso do projeto ‘Da Escola para o Mundo’, do Colégio Estadual Deputado Eduardo Magalhães, em Alagoinhas”.
A professora orientadora do referido projeto, Lourdes Ramos, fala sobre a importância do trabalho que vem sendo realizado na unidade escolar há dois anos. “Fomos premiados pelo Criativos na Escola, do Instituto Alana, e quando isto aconteceu foi um divisor de águas na nossa escola. O ‘Da Escola para o mundo’ teve como objetivo melhorar a autoestima dos alunos. Para isto, abrimos a escola nos sábados e domingos e começamos a realizar atividades de autoconhecimento, dinâmicas de entrosamento e desafios. O resultado é que, hoje, temos uma comunidade escolar com a autoestima elevada e um grupo de pesquisa formado por estudantes”, relatou a educadora.
Ministrada pelo professor da rede estadual e pesquisador da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Erisvaldo Souza, a oficina do Museu Virtual da Bata do Feijão trouxe para os participantes o ritual da bata do feijão (retirada da casca), feita por comunidades rurais de Feira de Santana. “Estamos com uma proposta de criar soluções pedagógicas, com o auxílio da tecnologia digital, para preservar, difundir e conservar as práticas sociais das comunidades. Começamos com a Bata do Feijão, na região de Feira, que é uma prática historicamente primitiva na qual as pessoas fazem uma cerimônia para agradecer ao divino pela colheita. Tudo isto estava se perdendo. Daí criamos o museu virtual da Bata do Feijão (museuvirtualdabatadofeijao.com.br) e aqui mostramos aos professores como esta ferramenta tecnológica pode ser usada para auxiliar sua prática pedagógica, de forma transversal”.
>> Escute o áudio desta notícia:
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Relação de projetos contemplados com bolsa de Iniciação Científica Júnior do CNPq
Projeto: DEUSES DO OLIMPO
Professora orientadora: Tânia dos Santos
Estudantes: Wilianda Gomes e Gabriel Barreto
Unidade: CETEP – Alagoinhas - NTE 18
Projeto: COMO NOSSO BERIMBAU COMEÇOU A TOCAR
Professora orientadora: Elizabeth Silva e Núbia Letícia
Estudantes: Isla Lima e Mirella Silva
Unidade: Colégio Estadual Domingos Barros de Azevedo – Conceição de Jacuípe
Projeto: OLÉO DE LICURI: UMA ALTERNATIVA BARATA E SUSTENTÁVEL
Professora orientadora: Clediane Amorim
Estudantes: Jefferson Santos e Maiara Couto
Unidade: Colégio Estadual Lauro Farani – Itaberaba
Projeto: POMADA CICATRIZANTE DA CASCA DA JUREMA PRETA
Professora orientadora: Iraneide Gomes
Estudantes: Amanda Suiane Souza e Ícaro da Silva
Unidade: Colégio Estadual Getúlio Vargas – Casa Nova
Projeto: REPENSANDO O JARDIM DOS ORIXÁS
Professora orientadora: Cecília de Oliveira
Estudantes: Israel dos Santos; Cássia Silva e Helen Maciel
Unidade: Colégio Estadual João Durval Carneiro – São Gabriel/Irecê
Projeto: LEVANTAMENTO PRELIMINAR DE BORBOLETAS DO DISTRITO DE IBITIRA - RIO ANTÔNIO
Professora orientadora: Lucineide Vieira
Estudantes: Amanda Moreira e Márcia Barbosa
Unidade: Colégio Estadual Professora Lia Publio Castro - Caetité
Projeto: CANUDOS EM VERSOS
Professora orientadora: Maria Betânia de Carvalho
Estudantes: Anny Varjão e Evani Oliveira
Unidade: Colégio Estadual Luís Cabral - Canudos
Projeto: FEIRA LIVRE DE ITABERABA MANEJO, HIGIENE E PROFILAXIA DOS ALIMENTOS
Professor orientador: Alessandro dos Santos
Estudante: Ana Rita Santana
Unidade: CETEP – Itaberaba
Projeto: RAÇÃO DE BAIXO CUSTO PARA CÃES ABANDONADOS EM CASA NOVA
Professora orientadora: Andrea Castro
Estudantes: Emily Pereira da Conceição e Íris Silva
Unidade: Centro Educacional Antonio Honorato – Casa Nova
Projeto: CAMINHÃO BOMBEIRO
Professora orientadora: Maria Aparecida Conceição Nunes
Estudantes: Nicássio dos Reis e Andérson da Silva
Unidade: Escola Estadual Maria José de Lima Silveira
Projeto: PROTAGONISMO ESTUDANTIL NO CONTROLE DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI
Professor orientador: Rodrigo Oliveira
Estudantes: Mailla Silva e Beatriz Almeida
Unidade: Colégio Estadual Professor Carlos Valada – Feira de Santana
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