Ciclo de encontros, promovido pela SEC, fortalece a colaboração entre Estado e municípios

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) encerrou, nesta terça-feira (18), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, a série Encontros Integrados de Educação nos Territórios de Identidade. A iniciativa tem o objetivo de fortalecer o regime de colaboração entre o Estado e os municípios baianos e já passou por dez cidades-sedes dos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs), a exemplo de Juazeiro, Jequié e Itabuna.

Fotos: Emersom Santos
A reunião envolveu secretários municipais de Educação e de Saúde; diretores de unidades escolares; agentes pedagógicos multiplicadores das ações do Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE); membros dos comitês gestores municipais do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE); e tutores do programa Formação pela Escola (FPE). Os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar conhecimento, receber suporte técnico, discutir estratégias para melhorar a qualidade da educação em seus municípios e sanar dúvidas sobre o Censo Escolar, o Busca Ativa Escolar e programas como Bolsa Família, Bolsa Presença e Pé-de-Meia.

Segundo a diretora do Núcleo Territorial de Educação de Salvador e Região Metropolitana (NTE 26), Maria Celeste Viana, esse diálogo é importante por provocar uma reflexão sobre o processo de avaliação e os indicadores educacionais a partir da aproximação com os municípios. “Sabemos que esta é uma etapa imprescindível para o processo de construção de um planejamento coletivo. Com esta troca, temos a possibilidade de interligar todos os municípios, entendendo que a gestão da Educação é integrada”, destacou.

O técnico da Secretaria Municipal de Educação de Cícero Dantas, Reinaldo Neves, falou sobre a importância do regime de colaboração para o seu município. “Esse encontro vai nos fortalecer ainda mais, pois poderemos colocar em prática os conhecimentos obtidos, a exemplo do repasse dos recursos do PDDE, visto que tem mudança a cada ano que se passa”.

O evento também contou com a participação estudantil, como foi o caso de Saíde Gustavo dos Santos, 16, 2º ano, do Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, localizado em Salvador. “Como líder estudantil, eu acho muito importante participar de um evento como este, que também aborda políticas públicas na área da Educação, porque a gente precisa saber os nossos direitos e deveres dentro da sociedade”, comentou.