Centros Juvenis de Salvador e Vitória da Conquista realizam oficinas de robótica e jogos digitais

Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) realizam uma nova série de atividades durante o mês de junho, direcionadas a estudantes das redes estadual e municipais e comunidade em geral. O CJCC de Vitória da Conquista, por exemplo, irá receber os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Frei Serafin, nesta terça-feira (11), a partir das 13h, para uma vivência interescolar voltada a práticas pedagógicas, por meio das oficinas que serão realizadas. Já os alunos do CJCC de Salvador protagonizaram, no sábado (8), uma edição do Scratch Day. Voltado à linguagem gráfica de programação visual, o evento teve como objetivo estimular a aprendizagem de projetos de animação, jogos e programas interativos.

A vivência interescolar, como explicou a diretora do CJCC de Vitória da Conquista, Alice Irigoven, vem sendo feita com escolas das redes estadual e municipal com o intuito de mostrar aos alunos visitantes o trabalho que é realizado no CJCC, na perspectiva da aprendizagem. “Vamos apresentar aos 32 estudantes convidados as atividades culturais e de acesso ao conhecimento científico, como cursos e oficinas, como os de Robótica (produção de robôs); Mundo Invisível (universo microscópico); e Empreendedorismo, que são realizados de forma lúdica e em ambientes interativos”, explicou a gestora.

Na Semana do Meio Ambiente (de 3 a 7/6), o CJCC de Vitória da Conquista promoveu atividades interativas e reflexivas sobre atitudes sustentáveis no cotidiano. Uma delas foi a oficina de artesanato com reaproveitamento de materiais reciclados, além da implantação da coleta seletiva e da horta no Centro Juvenil.

Scratch Day
Além das atividades que envolveram tecnologia, realidade virtual, games, programação e robótica, realizadas por meio de oficinas e atividades lúdicas de computação, os estudantes e o público em geral do CJCC de Salvador participaram, no sábado (8) de palestras sobre a relação do Scratch com a Educação e a experiência do uso da plataforma em escolas das redes municipal e estadual de ensino. O evento foi gratuito e aberto ao público, em especial para alunos e professores da rede pública de ensino.

A experiência foi rica para os estudantes participantes. Foi o que declarou Willian Santana, 14, 8ª série do Colégio Estadual Mário Costa Neto, no bairro da Federação, em Salvador: “A experiência foi inédita para mim e eu gostei muito, foi bem legal participar das oficinas de Grafitte, Games (não digitais) e Robótica, sendo que esta era uma das que sempre quis participar no CJCC, mas como funciona no mesmo turno das minhas aulas regulares, não tinha tido ainda a oportunidade. Deu para ter uma boa noção e aprendi com o Scratch a fazer programação. O sábado foi incrível”.

A vice-diretora do CJCC Salvador, Ianê Barbosa, também falou sobre a experiência do Scratch Day. “Foi riquíssima, porque realizamos um intercâmbio com outras unidades escolares. Recebemos estudantes, por exemplo, do Bairro da Paz, que ficaram encantados com o trabalho que realizamos. Eles tiveram a oportunidade de conhecer, por exemplo, as oficinas de Robótica e, em especial, a de Papeis Interativos, por meio da qual eles viram os instrumentos percussivos de papel que os nossos alunos produzem. Também puderam conhecer o Simulador de Voo e ficaram muito impressionados”, relatou.

Linguagem gráfica de programação visual, desenvolvida nos EUA, o Scratch foi criado para auxiliar jovens e crianças na Matemática e na Lógica, sem que tenham envolvimento técnico com a linguagem de programação. O Scratch, ressaltou Ianê, se mostra como uma plataforma adequada para ensinar programação a pessoas de qualquer idade, pela facilidade de manuseá-la, podendo ser acessada via on-line (scratch.mit.edu). “Com o uso dessa plataforma, os professores podem trabalhar os conteúdos curriculares e, por meio dessa prática criativa, os estudantes consolidam os contextos de sala de aula de uma forma lúdica”, ressaltou.

Sobre os Centros Juvenis
Iniciativa da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, os Centros Juvenis de Ciência e Cultura promovem a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes. Nos CJCCs são oferecidas diversas atividades culturais e de acesso ao conhecimento científico, como cursos e oficinas realizadas de forma lúdica em ambientes interativos