Centro Juvenil em Barreiras abre inscrição para oficinas

Palavras-chave:
 
Aproveitando o clima de Carnaval, fantasiados de Mulher Maravilha, mágico, médico, pirata e outros personagens, coordenadores, professores, comunidade escolar e ex-alunos do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Barreiras, na região Oeste (a 871 km de Salvador), estão visitando as escolas estaduais na cidade para divulgar e convidar os estudantes a se matricularem nas dez oficinas oferecidas pelo Centro Juvenil. Nas escolas já é feita a pré-inscrição, mas os estudantes devem se dirigir ao Centro Juvenil para fazer a confirmação da inscrição, portando carteira de identidade (RG), CPF, comprovante residência e comprovante de matrícula. As atividades serão iniciadas no dia 6 de março.
 
As inscrições ficam abertas até o preenchimento das 300 vagas oferecidas. A mobilização em clima pré-carnavalesco é uma estratégia para chamar a atenção dos estudantes, segundo explica a coordenadora do Centro Juvenil em Barreiras, Laísa Brandão. “A mobilização está dando muito certo, os estudantes estão nos procurando e se inscrevendo. Esperamos atender a toda demanda. E, na aula inaugural, vamos realizar um cosplay, uma festa à fantasia, para deixar os estudantes mais à vontade e entender a proposta do Centro Juvenil”, destaca. 
 
A estudante do 1º ano do curso Técnico em Agropecuária, do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Grande, Ana Beatriz Pinto Marçal, 15 nos, participou de oficinas, em 2016, e já garantiu a sua vaga para a oficina de Cosmoplaytion, em 2017. Ela fala de como as atividades contribuíram para o seu desempenho na escola. “O que me chama a atenção neste curso é aprender sobre o universo, história, astronomia; trabalhar com telescópio, satélites, coisas que não estão no meu dia a dia. No próximo período, vou me inscrever no curso de robótica. Quero aproveitar esta oportunidade que o Centro Juvenil está me dando”, comenta. 
 
CJCC
Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura são espaços dedicados à Educação complementar, ao lazer criativo, à interação social, ao conhecimento tecnológico, à Ciência e a tantas outras formas de saber que ultrapassam o conhecimento convenciona. Os centros estão distribuídos por todo o Estado, nas cidades de Vitória da Conquista, Itabuna, Barreiras, Senhor do Bonfim, além de Salvador. Os cursos e oficinas oferecidos acontecem no turno oposto aos quais os estudantes estão matriculados.
 
Confira a lista de oficinas oferecidas
 
- Trilhas do Cerrado: Aula do campo em regiões do Cerrado.
- Cosmoplaytion: Projeção do espaço em tempo real (Stelarium).
- Descomplicando a Física: Atividades com experimentos (suporte para a Feira de Ciências).
- Fotogr@fe: Oficina voltada para o ensino de técnicas fotográficas.
- Play again: Criação de jogos educativos para o desenvolvimento das habilidades do trabalho em equipe, voltados para o raciocínio lógico e a inteligência emocional.
- CardBoard: Criação do protótipo de um óculos que permite a visualização e a interação com a realidade virtual (3D).
- ProgramaAí: Criação de programas de computador utilizando-se da linguagem de programação em diferentes interfaces.
- HQ: Atividades voltadas para as Histórias em Quadrinhos e o seu contexto histórico. Produção de quadrinhos por meio de software.
- Empreenda! - Atividades voltadas para o Empreendedorismo, Marketing, Gestão de Negócios e Sustentabilidade.
- SOCiência: Atividades voltadas para a cultura afrobrasileira contextualizando conhecimentos sociais, históricos e científicos.
 

Notícias Relacionadas