Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: estudantes › Notícia › Centro Juvenil de Vitória da Conquista abre as portas para um sábado de jogos digitais
Centro Juvenil de Vitória da Conquista abre as portas para um sábado de jogos digitais
Publicado em sab, 13/05/2017 - 18:37 por Ascom/SEC
Palavras-chave:
O Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Vitória da Conquista foi aberto, neste sábado (13), para que os estudantes, suas famílias e a comunidade do entorno participassem do Scratch Day. A iniciativa da comunidade tecnológica e educacional acontece, simultaneamente, em diversas partes do mundo para a troca de informações, oficinas e mostras de projetos realizados com o Scratch. O Scratch é uma linguagem gráfica de programação desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) para que crianças e jovens possam criar seus próprios jogos, animações e programas interativos, contribuindo com o processo de ensino e aprendizagem.
O estudante Robson Oliveira, 17 anos, 8ª série do Colégio Estadual Rafael Spínola Neto, é um craque em Scratch. No CJCC, de onde também é aluno, ele está desenvolvendo um jogo de basquete, por meio do programa. “O Scratch é uma experiência deslumbrante e instigante, porque ele desenvolve o nosso raciocínio e relaciona a nossa mente com várias áreas do conhecimento, como a Matemática, a partir da utilização, por exemplo, das operações matemáticas (adição, multiplicação, subtração, divisão) para fazer cálculos para saber, digamos, quantos graus a bola irá cair na rede”, explicou o estudante que, no evento, apresentou para os participantes um vídeo explicativo sobre o jogo de basquete que está desenvolvendo.
Durante toda a manhã, os participantes se envolveram em oficinas de jogos educativos e foram apresentados aos jogos e animações já desenvolvidos pelos estudantes do CJCC Vitória da Conquista, através dessa tecnologia. “O Scratch pode ser acessado online (scratch.mit.edu) ou ser feito o download e está disponível em mais de 40 idiomas, inclusive em português. É gratuito e muito acessível, pois utiliza uma interface gráfica, que permite que programas sejam criados como blocos de montar. Em meia hora de oficina, pudemos constatar que as pessoas já tinham aprendido a elaborar um projeto simples, com conceitos importantes de diversas áreas do conhecimento”, destacou o professor Roberto Costa.
O Scratch foi criado para auxiliar jovens e crianças na Matemática e na Lógica, sem que eles tenham qualquer envolvimento técnico com a linguagem de programação. Um dos grandes diferenciais do Scratch, de acordo com os especialistas, foi o seu modelo de programação em blocos, que simplifica o entendimento de alguns elementos que, quando postos de forma escrita, são de difícil compreensão, como Funções, Laços de Repetição e Condicionais. Os países e locais que comemoraram o Scratch Day podem ser conferidos através do https://day.scratch.mit.edu/.
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga lista preliminar das escolas destaques no Prêmio Gestão da Aprendizagem
-
Colégio Barros Barreto recebe a 7ª edição do Novembro das Artes Negras, até sexta (dia 22)
-
Especialistas participam de debate na SEC sobre práticas pedagógicas em Educação étnico-racial
-
Estudantes da rede estadual se destacam no Concurso Jovem Jornalista 2024
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
Estudantes da rede estadual participam de experiência imersiva para estudar o aparelho digestivo