Centro Juvenil de Ciência e Cultura promove a interação com os visitantes no Encontro Estudantil

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Ao circular pela Arena Fonte Nova, a estudante Jéssica Lustosa, 18, 3º ano do Colégio Estadual Nossa Senhora Aparecida, no município de Formosa do Rio Preto, no Oeste baiano, se deparou com o projeto “Simulador de voo” e não hesitou em passar pela experiência. Ela era a primeira da fila que se formou desde às 8h desta segunda-feira (21), na Tenda Digital - espaço de livre expressão, conhecimento e interação, montado na Arena Fonte Nova, em Salvador, dentro do 5º Encontro Estudantil da Rede Estadual, que prossegue na Arena Fonte Nova, em Salvador, até quinta-feira (23), com entrada gratuita. No ambiente, além deste projeto, os visitantes conferem outros: “Robótica”, “Caixa Preta” e Arena Interativa”.
 
Jéssica, que participa do Encontro Estudantil através do projeto Tempos de Arte Literária (TAL), conta como foi subir em uma cabine real de aeronave da Empresa Brasileira de Aeronáutica (EMBRAER), utilizada para o curso de piloto virtual, uma iniciativa do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC), da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. “Foi muito emocionante. A sensação é de pura liberdade. A impressão é que estamos verdadeiramente voando, bem perto do céu”. A atividade, explica o piloto e professor André Drummond, responsável pelo moderno equipamento, estimula os estudantes do Ensino Médio da rede estadual o gosto pela história e cultura aeronáutica e pela carreira aviatória. “Além disso, o projeto permite acessibilidade tecnológica e estabelece uma ponte entre as matérias tradicionais relacionadas à aviação - Matemática, Física, Química e Geografia -, promovendo um suporte ao aprendizado inteligente, divertido e funcional”.
 
Na Arena Interativa da Tenda Digital, a estudante Vitória Mendes, 16, 2º ano do Colégio Rodrigo Tavares, no Corredor da Vitória, em Salvador, ao lado de outros colegas, mostrava a experiência envolvendo robótica, através de um jogo de futebol de robôs, controlado por eles através de dispositivos móveis. “São robôs construídos de Lego e, por meio deles, estamos provando que somos capazes de elaborar experimentos interessantes. Participar do Encontro Estudantil com o nosso projeto nos dá credibilidade e visibilidade, além de nos incentivar a fazer novos experimentos”.
 
 
A pista de autorama, com dois carrinhos movidos mediante energia gerada por bicicletas ergométricas, também causou curiosidade do público que visitou a Tenda Digital. Um dos idealizadores do projeto, o estudante Welker Santos, 20, 2º ano do Colégio Estadual Rafael Spínola, em Vitória da Conquista, e aluno do CJCC do município do Sudoeste baiano, explicou que a ideia é estimular a competição através do esforço físico. “Os voluntários a pedalar a bicicleta gasta energia para locomover os carrinhos e quem tiver o melhor desempenho no movimento irá ganhar a corrida”. Um dos candidatos, o estudante Gabriel Martins, 17, 1º ano, do Colégio Estadual Odorico Tavares, em Salvador, suou a camisa. “É muito divertido fazer um esforço físico e, ao mesmo tempo se divertir, com o objetivo de ganhar a corrida de carrinhos sob a pista de autorama. Foram dois minutos de emoção”.
 
CJCC
Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC), responsáveis pela Tenda Digital no Encontro Estudantil, são uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado da Bahia para promover a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes. As atividades são feitas de forma lúdica em ambientes interativos. Os Centros contam com cinco unidades no Estado - Salvador, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista, Barreiras e Itabuna - e têm como objetivo cumprir um papel de extensão em relação à educação formal e ampliar o acesso de estudantes baianos às temáticas culturais e científicas modernas. São voltados aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, que têm acesso a atividades culturais e de cunho científico, como cursos, eventos e oficinas.
 

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