Centro Juvenil de Ciência e Cultura confecciona e doa máscaras caseiras em Jequié

O Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Jequié, unidade da Secretaria da Educação do Estado (SEC), está desenvolvendo o projeto Máscaras pela Vida. Motivados pela solidariedade em tempos de pandemia do novo Coronavírus,  gestores, professores e funcionários resolveram confeccionar máscaras caseiras de proteção individual para doação a instituições públicas e beneficentes e a pessoas mais necessitadas, com o objetivo de contribuir na prevenção à COVID-19.

A ação já vem gerando resultados. Nesta quinta-feira (7), 75 máscaras foram doadas para a Fundação Leur Brito, que abriga idosos, e 35 para os servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Nesta sexta-feira (8), serão entregues mais máscaras para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), vendedores ambulantes e pessoas carentes do município, totalizando 200 máscaras distribuídas nestes dois dias.

O diretor do CJCC de Jequié, Saú Souza, falou sobre a criação do projeto que teve um importante esforço coletivo. "Esta ação social tem como finalidade produzir e distribuir máscaras para a comunidade local, como abrigos, vendedores ambulantes, postos de saúde e hospitais. Tivemos a contribuição dos servidores do CJCC, que deram o seu melhor dentro das possibilidades. O primeiro passo foi adquirir o material, depois veio o processo de confecção das máscaras e, paulatinamente a isto, foram feitas pesquisas visando saber para onde o material deveria ser destinado", explicou.

Segundo a professora Ianny Caroline, é importante estarmos unidos neste combate a COVID-19. "Foi uma experiência gratificante, pois mesmo de longe pude contribuir com o bem estar e o cuidado com o próximo. São atitudes que exercemos diariamente em nossa rotina de trabalho, mas por conta desse cenário de saúde pública, precisamos readaptar", contou

A funcionária do CJCC, Rosânia Santos, falou sobre o engajamento de todos. "A partir do momento em que fui convidada a participar deste projeto, juntamente com o CJCC, abracei a causa, pois é de fundamental importância contribuir de alguma forma para a sociedade, principalmente neste momento que estamos passando. A solidariedade deve ser infinita e presente no nosso dia a dia. Durante o processo de construção das máscaras, fui fazendo com muita gratidão. Fiquei muito feliz em poder ajudar. A união faz a força e juntos somos mais fortes", ressaltou.

A representante da Secretaria de Saúde de Jequié, Ana Cicília Fonsêca Andrade, destacou o serviço de cidadania do CJCC. Ela disse que as doações ressaltam o sentimento de cooperação e solidariedade dos envolvidos no projeto. " Recebemos máscaras caseiras confeccionadas pelo CJCC, para colaborar com a proteção de nossos servidores. Agradecemos a doação e parabenizamos o CJCC pela iniciativa. ", disse.

Sobre os CJCC - Voltados aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, os Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) são uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado da Bahia para promover a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes. O objetivo das unidades,  localizadas em Salvador, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista, Barreiras, Itabuna, Jequié e Feira de Santana, é cumprir um papel de extensão em relação à educação formal e ampliar o acesso de estudantes baianos às temáticas culturais e científicas modernas. O CJCC oferece diversas atividades culturais e de acesso ao conhecimento científico, como cursos, eventos e oficinas.