Centro Educacional de Seabra abre inscrições para concursos de poesias

Estudantes dos ensinos médio e fundamental das redes pública ou privada interessados em concorrer no 2º Concurso Nacional de Poesias da Biblioteca do Centro Educacional de Seabra podem se inscrever até o dia 1º de novembro. A premiação dos vencedores vai acontecer em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, quando a unidade escolar comemora a data com uma série de atividades. Com o tema Vozes das Minorias: a afirmação de identidades, o evento literário se propõe a estimular os estudantes a escreverem textos criativos e poéticos, alinhados ao Tempos de Arte Literária  (TAL), projeto estruturante da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

“Uma das maiores preocupações do sistema nacional de ensino brasileiro, atualmente, é com a capacidade de o estudante ler e escrever, interpretar e analisar os diversos tipos de textos que encontramos em nosso cotidiano. Essa capacidade, sem dúvida, passa, necessariamente, pelo exercício da escrita poética, porque esta se encontra vinculada ao aprendizado da autoexpressão e da análise escrita do meio que nos circunda, além de ser fonte inesgotável de prazer estético”, justifica o vice-diretor do Centro Educacional de Seabra e um dos organizadores do concurso, Jorge Rabello Mendes.

Um dos objetivos do evento, destaca o vice-diretor, é incentivar, entre a juventude, o prazer de expressar sentimentos e reflexões por meio da poesia. “Também visamos estimular os estudantes a praticarem a habilidade da escrita e da leitura, bem como oportunizar o desenvolvimento do sentido estético entre nossos jovens e trazer o debate acerca da afirmação das identidades das minorias através do texto poético”.


Premiação – O primeiro, segundo e terceiros colocados serão premiados com um Bocapiu Literário – uma sacola feita artesanalmente com palha de coqueiro, contendo livros de autores da região. “Além disso, as 30 melhores poesias serão reunidas em uma coletânea a ser publicada em formato de um livro popular”, completa o vice-diretor. Segundo ele, será feita uma primeira edição de 300 livros, sendo que cada autor terá direito a cinco livros. Os demais ficarão disponíveis na Biblioteca do Centro Educacional de Seabra.

Poderão participar do concurso estudantes brasileiros ou estrangeiros, devidamente legalizados e matriculados na rede pública ou particular dos ensinos médio e fundamental, residentes em qualquer município que compõe o território nacional. Os poemas inscritos deverão ser, rigorosamente, inéditos sob pena de desclassificação. Cada concorrente poderá participar com dois poemas, sendo que, cada um, não deve ultrapassar duas laudas. Também é obrigatório intitular a(s) poesia(s), bem como é necessário assinar com um pseudônimo.

Inscrições – As inscrições poderão ser feitas até o próximo dia 1º de novembro, valendo a data de entrega nos Correios. Os poemas deverão ser enviados, em duas cópias, dentro de um envelope com título, pseudônimo do autor e a categoria do estudante inscrito. Dentro do envelope, deverá ser colocado um outro envelope em tamanho menor, lacrado, contendo o título do(s) poema(s), nome real do autor do poema, endereço, telefone, cidade onde mora, e-mail e uma pequena biografia. “Este segundo envelope só será aberto se o poema for escolhido pela comissão julgadora”, ressalta o organizador do evento.

Os poemas deverão ser entregues na Biblioteca do Centro Educacional de Seabra ou enviados, via Correios, com a especificação no envelope 2º Concurso Nacional de Poesia da Biblioteca do Centro Educacional de Seabra,  para o endereço Rua Franklin de Queirós, 595, Seabra, BA, CEP- 46900-000.

Notícias Relacionadas